Copa do Mundo 2014 no Brasil: Um Estudo das Atitudes e Envolvimento do Espectador com o Evento

Autores

  • Jose Fernando de Sousa Mielli
  • Daielly Melina Nassif Mantovani

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v3i3.93

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar a relação entre a atitude e o envolvimento do espectador com a Copa do Mundo 2014, realizada no Brasil. Para tanto, realizou-se um survey com uma amostra de 281 casos, na qual se observou que existe relação significante e positiva entre o envolvimento com o evento e a atitude do espectador. A análise de agrupamentos indicou a existência de três grupos distintos de espectadores do evento; o primeiro deles, definido como indiferente; pois seus membros apresentaram escores no ponto central da escala tanto para atitudes quanto para o envolvimento com a Copa. O segundo grupo foi denominado pessimista, pois apresentou escores baixos para ambos os construtos. Finalmente, o maior grupo foi dos entusiastas, que apresentaram atitude e envolvimento favorável com o evento. Os testes de significância não indicaram relação entre gênero e idade dos espectadores e atitude e envolvimento com a Copa. Isto indica que a atitude e o envolvimento com o evento não dependem do sexo ou da faixa etária do espectador, portanto ações de marketing que utilizem essas variáveis de segmentação podem não alcançar o desempenho desejado. Adicionalmente, os achados do trabalho sugerem que a Copa do Mundo dividiu a população; todavia, a maior parte dos entrevistados foi favorável ao evento.

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Biografia Autor

Daielly Melina Nassif Mantovani

Doutora em Administração pela FEA-USP. Bacharel e Mestre em Administração pela FEA-RP/USP

Publicado

2014-12-01

Como Citar

Mielli, J. F. de S., & Nassif Mantovani, D. M. (2014). Copa do Mundo 2014 no Brasil: Um Estudo das Atitudes e Envolvimento do Espectador com o Evento. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 3(3), 01–11. https://doi.org/10.5585/podium.v3i3.93