Gestão do Esporte Militar no Brasil: Uma Análise Histórica do Primeiro Modelo de Gestão Adotado pela Liga de Sports da Marinha (1915-1919)

Autores

  • Karina Cancella Universidade Federal do Rio de Janeiro,
  • Leonardo Mataruna Universidade Federal do Rio de Janeiro,

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v1i2.30

Palavras-chave:

Forças Armadas, Ligas Esportivas, Gestão do Esporte.

Resumo

Nos estudos sobre gestão do esporte, pesquisadores têm afirmado que as ligas esportivas foram organizadas com objetivo de maximizar os lucros das entidades e regular o mercado esportivo. No entanto, este modelo explicativo pode não se aplicar a todas as ligas fundadas no Brasil ao longo do século XX. Como consequência da aproximação dos militares da prática esportiva, foram fundadas em 1915 a Liga Militar de Football, no Exército, e a Liga de Sports da Marinha (LSM) com função de organizar a participação dos militares no esporte. Este trabalho buscou identificar a estrutura organizacional adotada pela LSM por meio de uma pesquisa histórica e as análises realizadas demonstraram que a LSM não se enquadra nas características de liga com objetivo de maximização de lucros defendido pelos teóricos da economia do esporte, caracterizando-se como uma exceção a este modelo generalizante.

DOI: 10.5585/podium.v1i2.30

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Karina Cancella, Universidade Federal do Rio de Janeiro,

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Integrante do Sport – Laboratório de História do Esporte e do Lazer da UFRJ; Bolsista CAPES.

Leonardo Mataruna, Universidade Federal do Rio de Janeiro,

Pós-Doutorando em Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ); Doutor em Educação Física (UGF); Mestre em Educação Física (UNICAMP); Especialista em Estudos Olímpicos (IOA-Grécia); Bacharel e Licenciado em Educação Física (UFRJ).

Publicado

2012-12-01

Como Citar

Cancella, K., & Mataruna, L. (2012). Gestão do Esporte Militar no Brasil: Uma Análise Histórica do Primeiro Modelo de Gestão Adotado pela Liga de Sports da Marinha (1915-1919). PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 1(2), 123–147. https://doi.org/10.5585/podium.v1i2.30