As Representações da Mídia sobre a Gestão Feminina no Clube de Regatas Flamengo

Autores

  • Euza Gomes Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo
  • Vânia Nassif Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo
  • Ludmila Mourão UFJF- MG
  • Edmilson de Oliveira Lima Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v1i1.20

Palavras-chave:

Gestão do Esporte, Gênero, Liderança Feminina, Futebol.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as representações da mídia sobre as estratégias de gestão de Patrícia Amorim na presidência do Clube de Regatas Flamengo (CRF). A investigação da ação empírica exigiu a observação sistemática dos acontecimentos para compor o corpus pesquisado nos seguintes websites especializados em esportes: GLOBO.com, ESPN.com, SPORTV, Jornal Extra e Jornal do Brasil, durante seu mandato (2009-2012) e como primeira presidenta da história do Clube de Regatas Flamengo (CRF). A pesquisa foi desenvolvida por meio de dados secundários e os resultados foram organizados em duas categorias de análise temáticas, a saber: trajetória da dirigente, que inclui aspectos pessoais e profissionais e as práticas gerenciais, englobando aspectos de desligamento, contratação de integrantes da equipe, além de situações inesperadas e fora de um contexto de gestão.Os resultados apontam para uma gestão conturbada embora sua trajetória como dirigente esportiva se mostra relevante, valorizada por diferentes públicos, além de grande reconhecimento como atleta. As práticas gerenciais e as ações que as conduzem, necessita de postura adequada da dirigente, a necessidade de apoiarem-se nas características pessoais para defender seus objetivos, seus atos de coragem e persistência frente às adversidades e que as práticas utilizadas pela dirigente podem ser adotadas no cotidiano da liderança feminina cujas perspectivas se voltam para a melhoria de seus resultados.

DOI: 10.5585/podium.v1i1.20

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Euza Gomes, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo

Doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho – Rio de Janeiro Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Esporte da UNINOVE

Vânia Nassif, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo

Livre-docente pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto- USP Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Esporte da UNINOVE

Ludmila Mourão, UFJF- MG

Doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho – Rio de Janeiro Professora da Faculdade de Educação Física e Desporto da UFJF- MG

Edmilson de Oliveira Lima, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo

Ph.D. em Administração pela HEC Montreal, Canadá. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA - mestrado e doutorado) da Universidade Nove de Julho - Uninove. É membro do corpo editorial da Revista de Administração de Empresas - RAE, avaliador de artigos para as revistas RAUSP, Alcance, Revista de Administração e Inovação - RAI e Revista Ibero-Americana de Estratégia - RIAE; é membro do conselho de administração da Association Internationale de Recherche en Entrepreneuriat et PME, da qual também é representante no Brasil.

Publicado

2012-06-01

Como Citar

Gomes, E., Nassif, V., Mourão, L., & Lima, E. de O. (2012). As Representações da Mídia sobre a Gestão Feminina no Clube de Regatas Flamengo. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 1(1), 151–173. https://doi.org/10.5585/podium.v1i1.20

Edição

Secção

Artigos