A Prática da Accountability em uma Organização Esportiva: O Caso da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu)

Autores

  • Rodrigo do Carmo Molina Universidade Nove de Julho - UNINOVE.
  • Henrique César Melo Ribeiro Universidade Federal do Piauí – UFPI.

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v6i2.207

Palavras-chave:

Accountability, Organização esportiva, Confederação Brasileira de Rugby

Resumo

O objetivo principal deste trabalho foi analisar a prática da Accountability na Confederação Brasileira de Rugby. Foi adotado o modelo ideal de Accountability, proposto por Grant e Keohane (2005). Metodologicamente, foi um estudo de caso, sendo entrevistados dois Stakeholders internos e três Stakeholders externos na referida organização, por meio de um roteiro semiestruturado para a verificação da prática da Accountability nessa instituição. Foi realizado um estudo detalhado dos dados obtidos nas entrevistas e de documentos. Percebeu-se que o modelo adotado de Accountability como ideal para organizações esportivas não é aplicado na íntegra na organização estudada. Detectou-se uma ausência muito grande na organização estudada no que tange à delimitação específica da Accountability.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Rodrigo do Carmo Molina, Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

Mestre em Administração Gestão do Esporte pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo. Advogado

Henrique César Melo Ribeiro, Universidade Federal do Piauí – UFPI.

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo. Professor Adjunto I pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, Piauí.

Publicado

2017-08-01

Como Citar

Molina, R. do C., & Ribeiro, H. C. M. (2017). A Prática da Accountability em uma Organização Esportiva: O Caso da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu). PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 6(2), 185–203. https://doi.org/10.5585/podium.v6i2.207

Edição

Secção

Artigos