O Efeito do Patrocínio à Indústria Esportiva Sobre a Intangibilidade das Empresas Patrocinadoras do Setor de Energia Elétrica do Brasil

Autores

  • Jessica Nunes de Alcântara Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Juciara Nunes de Alcântara Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Renato Silvério Campos Universidade Federal de Lavras - UFLA.
  • Gideon Carvalho de Benedicto Universidade Federal de Lavras - UFLA

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v6i2.205

Palavras-chave:

Estratégia de patrocínio, Indústria Esportiva, Intangibilidade

Resumo

Este trabalho discute os efeitos do patrocínio à indústria esportiva sobre a intangibilidade das empresas patrocinadoras. A importância da indústria esportiva, a oportunidade de divulgação da marca da patrocinadora, bem como as isenções fiscais previstas na Lei de Responsabilidade Social, vêm impulsionando as firmas a patrocinarem o setor de forma gradual no período mais recente. Porém, poucos são os estudos que discutem os efeitos desse investimento sobre as empresas patrocinadoras. Este trabalho verifica uma faceta desses efeitos, analisando a intangibilidade das empresas brasileiras do setor de energia elétrica de 2007 a 2013. A amostra foi constituída de 21 empresas que têm suas ações negociadas na BM&Fbovespa e que possuem balanços sociais Ibase. A natureza do estudo é quantitativa e os dados foram coletados por meio do banco de dados Economática®, balanços sociais Ibase, relatórios administrativos, relatórios sociais e de sustentabilidade publicados anualmente pelas empresas estudadas. Utilizou-se de regressão múltipla em painel, constatando que o patrocínio ao esporte teve relação positiva com a intangibilidade das empresas patrocinadoras. Os resultados são relevantes, pois contribuem para preencher a lacuna teórica em que a estratégia de patrocínios a indústrias esportivas explica e pode alavancar o grau de intangibilidade das empresas patrocinadoras.

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Biografias Autor

Jessica Nunes de Alcântara, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Administração na Universidade Federal de Lavras - UFLA, Lavras, Minas Gerais, (Brasil).

Juciara Nunes de Alcântara, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Administração na Universidade Federal de Lavras - UFLA, Lavras, Minas Gerais, (Brasil).

Renato Silvério Campos, Universidade Federal de Lavras - UFLA.

Doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, (Brasil). Professor Adjunto do Programa de Pós Graduação em Administração na Universidade Federal de Lavras - UFLA, Minas Gerais, (Brasil).

Gideon Carvalho de Benedicto, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutor pela Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, (Brasil). Professor do Programa de Pós Graduação em Administração na Universidade Federal de Lavras - UFLA, Minas Gerais, (Brasil).

Publicado

2017-08-01

Como Citar

Alcântara, J. N. de, Alcântara, J. N. de, Campos, R. S., & Benedicto, G. C. de. (2017). O Efeito do Patrocínio à Indústria Esportiva Sobre a Intangibilidade das Empresas Patrocinadoras do Setor de Energia Elétrica do Brasil. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 6(2), 204–219. https://doi.org/10.5585/podium.v6i2.205

Edição

Secção

Artigos