A Dependência de Insumos Farmacêuticos Importados no Brasil: Um Estudo de Caso do Medicamento Antirretroviral Nevirapina no Laboratório Farmacêutico Oficial Farmanguinhos

Autores

  • Elaine Cristina Ferreira Dias Farmanguinhos/FIOCRUZ
  • Munik Camargo Pereira Ambrosino Instituto de Tecnologia em Fármacos pela Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, Rio de Janeiro (Brasil).
  • Núbia Regina de Oliveira Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, Rio de Janeiro (Brasil)
  • Jorge Lima de Magalhães Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, Rio de Janeiro (Brasil).

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v5i2.194

Palavras-chave:

Insumo farmacêutico AIDS, Nevirapina, Indústria Farmoquímica, Tratamento.CÓDIGOS JEL, I18, O32, O31, O38

Resumo

O Brasil é o principal mercado farmacêutico da América Latina e, apesar da posição de destaque, o país produz somente cerca de 2% do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) – substância responsável pelo efeito terapêutico do medicamento – comparado ao total importado. O objetivo deste trabalho foi analisar a dependência nacional do insumo farmacêutico importado Nevirapina para a produção do medicamento antirretroviral (ARV) no Laboratório Farmacêutico Oficial Farmanguinhos. Foi evidenciado que o IFA utilizado para a produção dos medicamentos ARV Nevirapina de 2009 a 2013 foi importado e representou mais de 70% do custo final do medicamento. A aquisição de IFA no mercado internacional tem como consequência o impacto no déficit da balança comercial brasileira e, para que esse déficit seja reduzido, observa-se a necessidade do fortalecimento do Complexo Econômico Industrial da Saúde, como a indústria farmoquímica nacional, por meio de políticas públicas articuladas e mecanismos de financiamento à inovação tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Cristina Ferreira Dias, Farmanguinhos/FIOCRUZ

Nucleo de Planejamento (Vice-diretoria de Gestão Institucional)

Munik Camargo Pereira Ambrosino, Instituto de Tecnologia em Fármacos pela Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, Rio de Janeiro (Brasil).

Mestre em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria Farmacêutica pela Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, Rio de Janeiro (Brasil). Tecnologista em Saúde Pública do Instituto de Tecnologia em Fármacos pela Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, Rio de Janeiro (Brasil). 

Núbia Regina de Oliveira, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, Rio de Janeiro (Brasil)

Mestre em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria Farmacêutica pela Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, Rio de Janeiro (Brasil). Analista de Assuntos Regulatorios na Biomerieux Brasil, Rio de Janeiro (Brasil) 

Jorge Lima de Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, Rio de Janeiro (Brasil).

Doutor em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro (Brasil). Professor Permanente do Mestrado em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria Farmacêutica de Farmanguinhos pela Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, Rio de Janeiro (Brasil). 

Downloads

Publicado

2016-12-01

Como Citar

Dias, E. C. F., Ambrosino, M. C. P., Oliveira, N. R. de, & Magalhães, J. L. de. (2016). A Dependência de Insumos Farmacêuticos Importados no Brasil: Um Estudo de Caso do Medicamento Antirretroviral Nevirapina no Laboratório Farmacêutico Oficial Farmanguinhos. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 5(2), 125–133. https://doi.org/10.5585/rgss.v5i2.194

Edição

Seção

Artigos