Implantação de Protocolo de Segurança Cirúrgica: Estudo de Caso em uma Unidade Pública de Saúde
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v6i2.295Palavras-chave:
Segurança do Paciente, Pesquisa Qualitativa, Salas Cirúrgicas.Resumo
O objetivo do presente estudo é analisar as dificuldades envolvidas no processo de implementação de protocolos de segurança cirúrgica em um hospital público do Rio de Janeiro (RJ) sob a ótica de seus funcionários. O método empregado foi de abordagem qualitativa, com uso de técnica de entrevistas em profundidade, por meio de um roteiro semiestruturado desenvolvido a partir da literatura acadêmica sobre o tema. Foram entrevistados 15 profissionais de diferentes perfis atuantes no centro cirúrgico do Hospital Municipal Miguel Couto, localizado na cidade do Rio de Janeiro (RJ), incluindo: cirurgiões, anestesistas, médicos residentes, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Os resultados das entrevistas revelaram opiniões que confluíram principalmente em três pontos: falta de mecanismos efetivos de cobrança, número reduzido de funcionários da equipe de enfermagem e a falta de treinamento dos profissionais envolvidos – somente este um ponto de convergência com a literatura acadêmica sobre o tema. As conclusões do presente estudo são, portanto, que aspectos singulares das unidades de saúde pública brasileira constituem entraves adicionais àqueles previamente conhecidos pela literatura sobre o tema.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2019 Revista de Gestão em Sistemas de Saúde – RGSS
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html