Investimentos públicos em saúde no município de Santa Rosa: um panorama das décadas de 1990 e 2000

Autores

  • Ângela Leusin Mattiazzi Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Cerro Largo - RS
  • Iara Denise Endruweit Battisti Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Cerro Largo - RS
  • Edemar Rotta Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Cerro Largo - RS
  • Letiane Ristow Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Cerro Largo - RS

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v6i3.330

Palavras-chave:

Política Pública, Saúde, Gestão em saúde

Resumo

A área da saúde tem assumido importância crescente nos espaços de definição das políticas públicas, de aplicação dos recursos disponíveis e da própria concepção de desenvolvimento que orienta as formações sociais no contexto da sociedade atual. Com isso, ela se converte em área na qual o planejamento, a aplicação eficiente dos recursos, a avaliação e a participação social emergem como grandes desafios aos gestores, em especial nos espaços municipais. O presente estudo tem como objetivo analisar a aplicação do fundo público, disponível pelo município de Santa Rosa, Rio Grande do Sul (RS), na área da saúde, comparando-os com os municípios de Ijuí, Cruz Alta e Santo Ângelo, identificando tendências e possíveis repercussões nas dinâmicas de desenvolvimento. Para a realização deste estudo foram utilizados dados secundários, retirados da prestação de contas do município junto ao Tribunal de Contas do Estado do RS, nos anos de 1991, 2000 e 2010. Como resultados, observou-se que o município de Santa Rosa apresenta uma tendência crescente de investimentos, mantendo-se em patamares que a diferenciam em mais de 25%, na relação com os demais, em todos os aspectos analisados. Estudos como o proposto podem contribuir para um aumento na efetividade dos gastos públicos em saúde e consequentemente na melhoria do desenvolvimento regional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Ângela Leusin Mattiazzi, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Cerro Largo - RS

Fonoaudióloga. Pós-graduada em Gestão de Organização Pública em Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, mestranda em Desenvolvimento e Políticas Públicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo (RS).

Iara Denise Endruweit Battisti, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Cerro Largo - RS

Professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo(RS), UFFS, Chapecó, SC, Brasil. Doutora em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. 

Edemar Rotta, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Cerro Largo - RS

Professor adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo(RS), UFFS, Chapecó, SC, Brasil. Doutor em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS

Letiane Ristow, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Cerro Largo - RS

Servidora pública. Pós-graduada em Desenvolvimento Rural Sustentável e Agricultura Familiar pela Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, mestranda em Desenvolvimento e Políticas Públicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo (RS).

Publicado

2017-12-01

Como Citar

Leusin Mattiazzi, Ângela, Endruweit Battisti, I. D., Rotta, E., & Ristow, L. (2017). Investimentos públicos em saúde no município de Santa Rosa: um panorama das décadas de 1990 e 2000. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 6(3), 219–228. https://doi.org/10.5585/rgss.v6i3.330