Projeto acolhimento: atuação do aluno no Ambulatório Integrado de Saúde do Centro Universitário Nove de Julho – UNINOVE

Daniele Barbosa de Moura, Rosana Stopiglia, Maria da Penha Monteiro Oliva, Luis Donizeti da Silva Fernandes, Maria José Rodrigues Vaz

Resumo


Neste trabalho, procura-se traçar o perfil dos alunos selecionados para o Projeto Acolhimento do Ambulatório Integrado de Saúde (AIS) e descrever a percepção dos alunos atuantes no projeto sobre suas atividades. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória. Para traçar o perfil dos alunos, analisou-se a ficha de seleção, e para estabelecer o universo de sua atuação, foram realizadas entrevistas. A coleta de dados teve início após aprovação pelo comitê de ética e depois de os entrevistados assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Foram selecionados 13 alunos. Desse universo, as mulheres eram a maioria (69%), seguida dos jovens de 18 a 20 anos, cursando do 1º ao 4º semestre (54%). Adquirir conhecimento foi o principal motivo que levou as pessoas a participar desse projeto. Por meio da análise de conteúdo temático das entrevistas com cinco alunos, identificaram-se quatro categorias: relacionamento humanizado e holístico; resolutividade das necessidades do cliente; desempenho das atividades administrativas e interação interpessoal. Concluiu-se que esse projeto possibilitou que o aluno conhecesse a prática da humanização e a do acolhimento preconizadas para melhoria da qualidade da assistência.

Palavras-chave


Acolhimento. Humanização. Promoção da saúde. Relações interpessoais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v6i2.1111

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2007 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2022 Todos os direitos reservados.

Esta obra está licenciado com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional