Projeto acolhimento: atuação do aluno no Ambulatório Integrado de Saúde do Centro Universitário Nove de Julho – UNINOVE
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v6i2.1111Palavras-chave:
Acolhimento. Humanização. Promoção da saúde. Relações interpessoais.Resumo
Neste trabalho, procura-se traçar o perfil dos alunos selecionados para o Projeto Acolhimento do Ambulatório Integrado de Saúde (AIS) e descrever a percepção dos alunos atuantes no projeto sobre suas atividades. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória. Para traçar o perfil dos alunos, analisou-se a ficha de seleção, e para estabelecer o universo de sua atuação, foram realizadas entrevistas. A coleta de dados teve início após aprovação pelo comitê de ética e depois de os entrevistados assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Foram selecionados 13 alunos. Desse universo, as mulheres eram a maioria (69%), seguida dos jovens de 18 a 20 anos, cursando do 1º ao 4º semestre (54%). Adquirir conhecimento foi o principal motivo que levou as pessoas a participar desse projeto. Por meio da análise de conteúdo temático das entrevistas com cinco alunos, identificaram-se quatro categorias: relacionamento humanizado e holístico; resolutividade das necessidades do cliente; desempenho das atividades administrativas e interação interpessoal. Concluiu-se que esse projeto possibilitou que o aluno conhecesse a prática da humanização e a do acolhimento preconizadas para melhoria da qualidade da assistência.Downloads
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