Efeito do lipopolissacarídeo de Escherichia coli sobre a proliferação de osteoblastos

Autores

  • Victor Perez Teixeira
  • Raquel Agnelli Mesquita Ferrari Universidade Nove de Julho
  • Sandra Kalil Bussadori Universidade Nove de Julho
  • Marcelo Betti Mascaro Universidade Nove de Julho
  • Kristianne Porta Santos Fernandes Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v10i2.2468

Palavras-chave:

Reabsorção óssea, Osteoblastos, LPS.

Resumo

Introdução: O lipolissacarídeo (LPS) é um componente majoritário da parede celular de bactérias gram-negativas, reconhecido como potente indutor de resposta inflamatória e de reabsorção óssea. Objetivo: Investigar o efeito do LPS de Escherichia coli, sobre a proliferação de osteoblastos. Métodos: Os osteoblastos foram cultivados com diferentes concentrações de LPS (0,1, 1 e 10µg/ml) e as culturas do grupo controle não receberam a adição desse composto. A análise da proliferação celular foi realizada por meio do teste MTT. Resultados: A adição de LPS, na concentração de 1µg/ml, diminuiu a proliferação celular (porém de maneira estatisticamente não significante), quando comparado com as células do grupo controle e demais grupos. Conclusão: Esse resultado sugere que a proliferação de osteoblastos pode ser afetada pelo LPS de Escherichia coli e, sendo assim, poderia ter um papel importante nos quadros de destruição óssea por infecção de bactérias gram-negativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Perez Teixeira

Mestrando do Programa de Ciências da Reabilitação da Universidade Nove de Julho – São Paulo.

Raquel Agnelli Mesquita Ferrari, Universidade Nove de Julho

Doutora em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos, Professora do Curso de Mestrado em Ciências da Reabilitação da Universidade Nove de Julho – São Paulo.

Sandra Kalil Bussadori, Universidade Nove de Julho

Doutora em Ciências Odontológicas pela Universidade de São Paulo, Professora do Curso de Mestrado em Ciências da Reabilitação da Universidade Nove de Julho – São Paulo.

Marcelo Betti Mascaro, Universidade Nove de Julho

Doutor em Anatomia (ICB/USP), Professor do Curso de Odontologia da Universidade Nove de Julho – São Paulo.

Kristianne Porta Santos Fernandes, Universidade Nove de Julho

Doutora em Imunologia (UCB/USP), Professora do Curso de Mestrado em Ciências da Reabilitação da Universidade Nove de Julho – São Paulo.

Downloads

Publicado

07.07.2011

Como Citar

1.
Teixeira VP, Ferrari RAM, Bussadori SK, Mascaro MB, Fernandes KPS. Efeito do lipopolissacarídeo de Escherichia coli sobre a proliferação de osteoblastos. Cons. Saúde [Internet]. 7º de julho de 2011 [citado 28º de março de 2024];10(2):210-4. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/2468

Edição

Seção

Ciências básicas