Relação entre medidas antropométricas de estudantes e dimensões do mobiliário no ensino fundamental

Ana Cristina de Almeida, Andréa Corrêa Carrascosa, Lucia Helena Batista

Resumo


Objetivo: Avaliar as dimensões do mobiliário escolar utilizado por estudantes de 1º a 6º ano de uma escola estadual de ensino fundamental e compará-las às variáveis antropométricas desses usuários. Métodos: Participaram 196 estudantes, sendo 45,9% do gênero masculino. Foram mensurados peso corporal, estatura, largura do tórax e da pelve, altura poplítea e distância nádega-poplítea dos estudantes e comparados às respectivas dimensões do mobiliário (altura, largura e profundidade do assento, largura do encosto, inclinação encosto-assento e altura da mesa) e as especificadas na NBR 14006 da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Resultados: Apenas as medidas da largura do assento e do encosto se encontraram adequadas às medidas dos estudantes. Conclusão: As dimensões do mobiliário avaliado, como altura e profundidade do assento, altura da mesa e inclinação do encosto-assento, são inadequadas às medidas antropométricas dos estudantes e o mobiliário avaliado não apresenta todas as dimensões recomendadas pela NBR 14006.

Palavras-chave


Antropometria; Estudantes; Ergonomia.

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DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v10i2.2575

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