Volume salivar em resposta ao exercício físico progressivo

Autores

  • Leonardo dos Santos Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Carlos Eduardo Lins e Silva Universidade de Pernambuco
  • Saulo Fernandes de Oliveira Universidade de Pernambuco
  • Fabíola Lima de Albuquerque Universidade de Pernambuco
  • Manoel da Cunha Costa Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v10i2.2623

Palavras-chave:

Saliva, Marcadores biológicos, Xerostomia, Teste de esforço.

Resumo

Objetivo: Neste estudo, objetivou-se analisar o volume salivar em resposta ao exercício físico progressivo a partir do método de coleta com Salivette. Métodos: Cinco universitários (22±2 anos; 70,4±7,8 kg; 178,4±6,5 cm) foram submetidos a um exercício progressivo em cicloergômetro até a exaustão voluntária. Amostras de saliva foram coletadas com kits Salivette® após o aquecimento (basal), ao final dos estágios e no quinto e décimo minutos após o exercício. O volume de saliva foi determinado por uma pesagem dupla. Utilizou-se a ANOVA de Friedman para comparação do volume basal em relação aos estágios e a recuperação (p<0,05). Resultados: O peso médio de saliva não se alterou durante o exercício ou na recuperação (χ2(7)=11,467; p>0,05). Conclusão: Supõe-se que alterações nas concentrações dos componentes salivares podem ser consideradas volume-independente. Esses achados acrescentam qualidade nas questões metodológicas para o uso da saliva como alternativa não invasiva em experimentos na área do exercício físico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo dos Santos Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Educação Física pela UFPB (2008) e mestre em Educação Física pela UPE/UFPB (2011), na área de Avaliação do Desempenho Humano. Professor substituto da Universidade Federal da Paraíba.

Carlos Eduardo Lins e Silva, Universidade de Pernambuco

Graduando em Educação Física e Bolsista de Iniciação Científica do CNPq na Universidade de Pernambuco, sendo membro do Laboratório de Performance Humana/ESEF/UPE.

Saulo Fernandes de Oliveira, Universidade de Pernambuco

Graduado em Educação Física, Aluno do Programa Associado de Pós-graduação UPE/UFPB e membro do Laboratório de Performance Humana/ESEF/UPE

Fabíola Lima de Albuquerque, Universidade de Pernambuco

Aluna de Pós-Graduação em Avaliação da Performance Humana da Universidade de Pernambuco e membro do Laboratório de Performance Humana/ESEF/UPE.

Manoel da Cunha Costa, Universidade de Pernambuco

Professor Adjunto da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco e coordenador do Laboratório de Performance Humana/ESEF/UPE.

Downloads

Publicado

07.07.2011

Como Citar

1.
Oliveira L dos S, Lins e Silva CE, Oliveira SF de, Albuquerque FL de, Costa M da C. Volume salivar em resposta ao exercício físico progressivo. Cons. Saúde [Internet]. 7º de julho de 2011 [citado 18º de abril de 2024];10(2):363-8. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/2623

Edição

Seção

Estudos de casos