Ritual de iniciação aos comportamentos de risco na adolescência

Autores

  • Ana Raquel Mendes dos Santos Universidade de Pernambuco
  • Luciano Machado Ferreira T. Oliveira Universidade de Pernambuco
  • Emília Amélia Pinto Costa da Silva Universidade do Paraná
  • Penélopy Dabbicco Universidade de Pernambuco
  • Maíra da Rocha Melo Souza Universidade de Pernambuco
  • Iraquitan de Oliveira Caminha
  • Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v12n4.4477

Palavras-chave:

Comportamento do adolescente, Comportamento ritualístico, Fatores de risco.

Resumo

Introdução: Os atos iniciáticos aos comportamentos de risco podem ser compreendidos como experiências vividas ou condutas adotadas que servem para afirmar a vinculação do adolescente como membro de um grupo de pares. Objetivos: Identificar a idade de iniciação aos comportamentos de risco e os fatores sociodemográficos associados à iniciação precoce dessas práticas em adolescentes escolares do Estado de Pernambuco. Métodos: Realizou-se um estudo epidemiológico transversal, com uma amostra de 6.264 adolescentes escolares de Pernambuco. Utilizou-se o instrumento Global School-Based Student Health Survey. Resultados: A idade de iniciação aos comportamentos de risco (consumo de álcool, cigarros, drogas ilícitas e atividade sexual precoce) foi entre 14 e 15 anos. Observou-se que os rapazes iniciaram a vida sexual mais precocemente que as moças (p<0,001). Conclusões: Numa perspectiva de saúde pública, é fundamental que programas e políticas de incentivo a hábitos saudáveis sejam desenvolvidos na tentativa de estabelecer práticas preventivas para evitar o envolvimento dos comportamentos de riscos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Raquel Mendes dos Santos, Universidade de Pernambuco

Mestrado em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba. Graduação em Bacharelado em Educação Física pela Universidade de Pernambuco. Tem vínculo com o Grupo de Estudos e Pesquisas Sócio-Culturais: o indivíduo em educação física e desporto e atua nas seguintes Linhas de Pesquisa: Estudos da interação do indivíduo com a sua imagem, seu corpo em termos ético, estético e de gênero; Estudos Socioculturais do Movimento Humano; e Estudos Socioculturais: Estilo de Vida e Saúde. Atualmente, está envolvida com as atividades de pesquisa do Laboratório de Estudos em Práticas Esportivas e Lazer (LAPEL) da Escola Superior de Educação Física/Universidade de Pernambuco (ESEF/UPE). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nas temáticas: educação física; atividade física e saúde; qualidade de vida e estilo de vida na adolescência; comportamento do adolescente; e estudos sócioculturais da Educação Física, com ênfase na pesquisa quantiqualitativa. E-mail para contato: raquel_mdss@hotmail.com

Luciano Machado Ferreira T. Oliveira, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade Federal de Pernambuco (2008), Especialização em Exercícios aplicados à reabilitação cardíaca e grupos especiais e mestrado na Universidade de Pernambuco/UFPB em Avaliação da Performance Humana. Discente da Associação Caruaruense de Ensino Superior - ASCES e do Instituto Brasileiro de Gestão & Marketing IBGM, ministrando as disciplinas: Aprendizagem Motora; Pedagogia dos Esportes da Natureza; Avaliação, Prescrição e Supervisão de exercícios; Medidas e Avaliação em Educação Física e Seminário Avançado em Avaliação e Prescrição de Exercício.

Emília Amélia Pinto Costa da Silva, Universidade do Paraná

Doutoranda em Educação Física da Universidade Federal do Paraná. Mestre em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-graduação Strictu Senso em Educação Física UPE / UFPB (2011). Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual da Paraíba (2009). Integrante dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de estudos e pesquisa em lazer, esporte e cidade- GEPLEC, da UFPR e Grupo de Estudos e Pesquisas Sócio-Culturais: o indivíduo em educação física e desporto, da UPE. Na graduação foi bolsista da Rede Cedes.

Penélopy Dabbicco, Universidade de Pernambuco

Graduada em 2011 no curso de Educação Física (Bacharelado) pela Universidade de Pernambuco. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba. Linha de pesquisa: Estudos socioculturais em educação física. Tem vínculo com o Grupo de Estudos e Pesquisas Socioculturais: o indivíduo em educação física e desporto.

Maíra da Rocha Melo Souza, Universidade de Pernambuco

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (2005), pós-graduada em Atividade Física e Saúde Pública pela Universidade de Pernambuco (2008), Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba.Linha de pesquisa: Estudos Sócio-Culturais do Movimento Humano. Atualmente é docente da Escola Superior de Educação Física ESEF-UPE, responsável por ministrar as disciplinas "Ética Profissional, Fundamentos Teórico-Metodológicos da Dança, Prática de Ensino - Estágio Supervisionado II, Prática de Ensino - Estágio Supervisionado III e Abordagens Pedagógicas em Educação Física . Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE, atuando principalmente nos seguintes temas: natação, autistas, desenvolvimento psicomotor, prática pedagógica e psicomotricidade

Iraquitan de Oliveira Caminha

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Graduado em Psicologia nos Institutos Paraibanos de Educação (1990). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1995). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1996). Doutor em Filosofia pela Université Catholique de Louvain (2001). Defendeu tese sobre o problema da percepção na filosofia de Merleau-Ponty. Foi professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba de 2002 a 2008. Foi presidente do Conselho Regional de Educação Física - CREF10/PB-RN no período 2006/2007. Atualmente é professor-pesquisador do Departamento de Educação Física, do Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba. Líder dos grupos de pesquisa: LAISTHESIS - Laboratório de Estudos sobre Corpo, Estética e Sociedade e do Grupo de Estudos de FILOSOFIA DA PERCEPÇÃO. Membro do LABORE - Laboratório de Psicopatologia Fundamental do EPSI (Espaço Psicanalítico) e do NEPPE - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Educação do EPSI. Autor do livro O distante-próximo e o próximo-distante: corpo e percepção na filosofia de Merleau-Ponty e de vários artigos e capítulos de livros sobre Corpo, Ética, Educação Física, Esporte, Filosofia, Educação e Psicanálise.

Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas, Universidade de Pernambuco

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais e Bacharel em Economia pela Universidade Católica de Pernambuco, Pós-graduação em Gerenciamento de Capacitação do Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural; pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste - SUDENE; em Training Administration for Trainers - University Of Connecticut; Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e Doutorado em Educação Física - pela Faculdade do Desporto da Universidade do Porto (apostilado pela Universidade de São Paulo;Pós-doutorado pela Faculdade do Desporto da Universidade do Porto. Atualmente é Professor Associado da Universidade de Pernambuco - Escola Superior de Educação Física. Atua na Graduação e na Pós-graduação nos Mestrados Associados de Educação Física da Universidade de Pernambuco/ Universidade Federal da Paraíba; e no de Enfermagem da Universidade de Pernambuco/ Universidade Estadual da Paraíba. Ministra aulas nas áreas da Educação Física e Enfermagem com ênfase nas Sociologias do Desporto,do Corpo, das Emoções e da Saúde; bem como no campo metodológico da pesquisa qualitativa tanto na Graduação como na Pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

Downloads

Publicado

28.01.2014

Como Citar

1.
Santos ARM dos, Oliveira LMFT, Silva EAPC da, Dabbicco P, Souza M da RM, Caminha I de O, et al. Ritual de iniciação aos comportamentos de risco na adolescência. Cons. Saúde [Internet]. 28º de janeiro de 2014 [citado 29º de março de 2024];12(4):638-4. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/4477

Edição

Seção

Ciências aplicadas