Avaliação das alterações posturais de atletas de badminton após Stretching Global Ativo

Sterllany Vieira Dantas, Iziatânia Santana Freitas das Neves, Diego Miranda Mota, Charlanne de Oliveira Marques, Felipe Aurélio Nunes de Sousa, Seânia Santos Leal

Resumo


Alguns esportes determinam a realização de movimentos específicos corporais que podem promover alterações posturais que limitam e comprometem a prática esportiva. Objetivo: Avaliar o efeito do Stretching Global Ativo (SGA) sobre as alterações posturais nos atletas de badminton. Métodos: Trata-se de um estudo de intervenção, prospectivo, analítico e quantitativo, realizado com 23 atletas de badminton, de 6 a 17 anos, de ambos os sexos, efetuado no centro de convivência Ludjan Ladeira em Teresina (PI). Inicialmente, foi realizada avaliação postural por meio da biofotogrametria e, posteriormente, os atletas foram submetidos a dez sessões de SGA, com 45 minutos de duração, todos os dias, por duas semanas. Resultados: Ocorreu melhora significativa nas alterações posturais dos praticantes, todas as medidas dos pontos anatômicos apresentaram p<0,05. Conclusão: O SGA promoveu melhora nas alterações posturais dos atletas de badminton; entretanto, sugere-se a realização de mais estudos que abordem o tema e avaliem a influência desse método no rendimento esportivo.

Palavras-chave


Atletas; Badminton; Equilíbrio postural.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v13n2.4745

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.