Gagueira: possíveis aproximações com o enfoque sócio-histórico de Vygotsky

Autores

  • Lúcia Maria Gonzales Barbosa UNINOVE, São Paulo
  • Brasília Maria Chiari UNIFESP, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v4i0.390

Palavras-chave:

Fala. Gagueira. História. Linguagem. Sociedade.

Resumo

Acredita-se que linguagem e cognição estão envolvidas na etiologia da gagueira, embora não se explique o modo como elas se relacionam com a manifestação de seus sintomas. Neste artigo, discute-se a possibilidade de explicar tal relação com base no enfoque sócio-histórico de Vygotsky, cujas obras têm sido sistematicamente ignoradas por aqueles que se dedicam à compreensão da natureza da gagueira. Neste trabalho, estritamente teórico, sustenta-se que é possível integrar certos conceitos da concepção de Vygotsky com algumas teorias propostas para explicar a causa da gagueira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Maria Gonzales Barbosa, UNINOVE, São Paulo

Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana, – UNIFESP; Professora na graduação – UNINOVE

Brasília Maria Chiari, UNIFESP, São Paulo

Livre-docente em Distúrbios da Comunicação Humana – UNIFESP; Vice-chefe do Departamento de Fonoaudiologia e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana – UNIFESP.

Downloads

Publicado

14.01.2008

Como Citar

1.
Barbosa LMG, Chiari BM. Gagueira: possíveis aproximações com o enfoque sócio-histórico de Vygotsky. Cons. Saúde [Internet]. 14º de janeiro de 2008 [citado 17º de julho de 2024];4:43-54. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/390

Edição

Seção

Artigos