Análise das empresas de coworking de Teresina-PI

Clarissa Maria Rodrigues de Oliveira, Maria Socorro Ferreira dos Santos

Resumo


Coworking consiste em uma modalidade de trabalho, o qual pessoas compartilham um mesmo espaço que apresenta uma infraestrutura completa de escritório, dividindo despesas e fomentando o networking. Assim, o presente trabalho avaliou os projetos de implantação das empresas de coworking de Teresina-PI, descrevendo o modelo de negócio, identificando o perfil demográfico dos coworkers, particularidades do negócio na região e o nível de qualidade destes pela percepção do cliente. Dessa forma, realizou-se visitas a escritórios compartilhados, entrevista com os gestores e aplicação de questionários aos usuários do serviço. Dos resultados apresentados, dentre os motivos mais apontados pela opção do coworking e como vantagens destacaram-se a redução de custos e o networking proporcionados, ademais, segundo usuários, os coworkings da região oferecem um serviço de qualidade, contudo, gestores relataram sobre a dificuldade de captar clientes e da cultura comodista do teresinense de desejar possuir um escritório próprio apesar dos altos custos de manutenção.

Palavras-chave


Coworking. Trabalho Colaborativo. Modelo de Negócio

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Rebeka Coelho de Almeida. Consumo colaborativo e valores pessoais: um estudo sobre o comportamento de consumo dos usuários de coworking em Recife. 2018. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

ALVES, Sthefany. Avaliaçāo da qualidade do serviço de espaços de coworking utilizando o modelo Servqual. Rio de Janeiro, 2016. 76 p. Trabalho de Conclusão de Curso – Departamento de Administração. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

CARNEIRO, R. G.; CAMILO, E. Coworking: Redes de relacionamento, pontos positivos e negativos do modelo organizacional. Encontro Internacional de Gestão, desenvolvimento e inovação. v.2, n.1, 2018. Disponível em: . Acesso em: Ago. 2019.

CASHMAN, A. (2012). 2000 Coworking Spaces worldwide. Deskmag. Disponível em: . Acesso em: Jan. 2019.

COWORKING BRASIL. Plataforma colaborativa sobre coworking. Disponível em: . Acesso em: Dez. 2018.

COWORKING BRASIL. Censo Coworking Brasil 2016. Disponível em: . Acesso em: Dez. 2018.

FERRELL, O. C., HARTLINE, Michael D. Estratégia de Marketing. 4 edição. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social, 5.ed. São Paulo: Atlas. 1999.

GLOBAL COWORKING MAP. Plataforma de mapeamento de todos os espaços de coworking do mundo. 2018. Disponível em: < https://coworkingmap.org/>. Acesso em: Dez. 2018.

HECKLER, Henrique. Pesquisa de comportamento de consumo de escritórios de coworking. Porto Alegre, 2012. 90 p. Trabalho de Conclusão de .Curso - Departamento de Ciências Administrativas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

JACKSON, K. Making spaces for others. Dissertação de Mestrado. Mestrado em Mídias Digitais, Hyper Island, 2013.

KOTLER, Philip, KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12 edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos da metodologia científica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

SERRA, André. Coworking: Uma nova perspectiva mercadológica para São Luís. São Luís, 2013. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso - Curso de Administração. Universidade Federal do Maranhão.

SANTOS, M.; COELHO, A. P. G. B. Coworking Como Novo Modelo De Negócio: Um Estudo De Qualidade Percebida Pelo Consumidor E Suas Expectativas. Vol. 6, No. 2, JAN/2018.

SOARES, J. M. M.; SALTORATO, P. Coworking, uma forma de organização de trabalho: conceitos e práticas na cidade de São Paulo. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, [S.l.], v. 4, n. 2, p. 61-73, dez. 2015. ISSN 2237-826X. Disponível em: . Acesso em: Out. 2018.

SLACK, N., & Chambers, S., & Harland, C., & Harrison, A., Johnston, R. (2011). Administração da Produção: Edição Compacta (Cap.10, pp.229-252). São Paulo: Atlas




DOI: https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.18755

Direitos autorais 2021 Exacta

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Tempo médio entre a submissão e primeira resposta de avaliação: 120 dias

Exacta – Engenharia de Produção

e-ISSN: 1983-9308
ISSN: 1678-5428
www.revistaexacta.org.br

Exacta  ©2022 Todos os direitos reservados.

Este obra está licenciada com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional