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Tendências do e-commerce no pré/bloqueio/pós COVID-19 em análise de dados (inter) nacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.2022.21589

Palavras-chave:

e-commerce, pandemia, Covid-19

Resumo

A pesquisa analisa tendências do e-commerce, considerando a pandemia do Covid-19. A metodologia possui uma abordagem qualitativa, com revisão sistemática e análise documental. O corpus da pesquisa levou a análise de 557 artigos, com seleção de 16. Adicionalmente, empreendeu-se levantamento nos últimos 10 anos na Web of Sciece (WoS), que resultou em 729 textos, e na Scopus, que reuniu 3218. Como resultados, observa-se que o e-commerce é pesquisado e citado nos últimos 10 anos, com crescimento ao longo dos anos, e ápice em 2021. Em relação às tendências, têm-se, por exemplo, (i) crescimento do e-commerce de forma estável e organizada; (ii) livre circulação de mercadorias com recomendações sanitárias; (iii) presencial e online em paralelo; (iv) permanência da

diversificação das formas de pagamento, incluindo a tecnologia blockchain; (v) oferta e demanda em processo de estabilização; (vi) aumento da frequência de compras online. Ademais, urgência em adaptações para suporte logístico e operacional. A pesquisa amplia o escopo de pesquisas sobre o assunto, enriquecendo conhecimento sobre a perspectiva do comportamento do mercado e dos consumidores no período pós-pandemia, podendo colaborar com a elaboração de estratégias empresariais.

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Biografia do Autor

Ana Silvina Ferreira da Silva, Universidade Federal do Piauí – UFPI / Teresina - PI, Brasil

Graduação em andamento em Administração. Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

Flávia Lorenne Sampaio Barbosa, Universidade Federal do Piauí – UFPI / Teresina - PI, Brasil

Graduada em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e, mestrado e doutorado, em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Faculdade Luciano Feijão / Sobral – Ceará, Brasil

Faculdade Luciano Feijão e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública - Mestrado Profissional da Universidade Federal do Piauí – PPGP/ UFPI

Estágio Pós-Doutoral - Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade Estadual do Ceará (2021-2022). Doutora e Mestre em Administração (Universidade de Fortaleza). Especialista em Saúde Pública e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará.

Marcleide Sampaio Oliveira, Faculdade Luciano Feijão / Sobral – Ceará, Brasil

Graduação em andamento. Faculdade Luciano Feijão, FLF, Brasil.

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Publicado

11.06.2024

Versões

Como Citar

Ferreira da Silva, A. S., Lorenne Sampaio Barbosa, F., Pinto de Almeida Bizarria, F., & Sampaio Oliveira, M. (2024). Tendências do e-commerce no pré/bloqueio/pós COVID-19 em análise de dados (inter) nacionais. Exacta, 22(2), 406–433. https://doi.org/10.5585/exactaep.2022.21589

Edição

Seção

Artigos