Tendências do e-commerce no pré/bloqueio/pós COVID-19 em análise de dados (inter) nacionais
DOI:
https://doi.org/10.5585/exactaep.2022.21589Palavras-chave:
e-commerce, pandemia, Covid-19Resumo
A pesquisa analisa tendências do e-commerce, considerando a pandemia do Covid-19. A metodologia possui uma abordagem qualitativa, com revisão sistemática e análise documental. O corpus da pesquisa levou a análise de 557 artigos, com seleção de 16. Adicionalmente, empreendeu-se levantamento nos últimos 10 anos na Web of Sciece (WoS), que resultou em 729 textos, e na Scopus, que reuniu 3218. Como resultados, observa-se que o e-commerce é pesquisado e citado nos últimos 10 anos, com crescimento ao longo dos anos, e ápice em 2021. Em relação às tendências, têm-se, por exemplo, (i) crescimento do e-commerce de forma estável e organizada; (ii) livre circulação de mercadorias com recomendações sanitárias; (iii) presencial e online em paralelo; (iv) permanência da
diversificação das formas de pagamento, incluindo a tecnologia blockchain; (v) oferta e demanda em processo de estabilização; (vi) aumento da frequência de compras online. Ademais, urgência em adaptações para suporte logístico e operacional. A pesquisa amplia o escopo de pesquisas sobre o assunto, enriquecendo conhecimento sobre a perspectiva do comportamento do mercado e dos consumidores no período pós-pandemia, podendo colaborar com a elaboração de estratégias empresariais.
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