Análise do ensino de modelagem matemática na disciplina de pesquisa operacional em cursos de engenharia de produção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.2022.21664

Palavras-chave:

modelagem matemática, pesquisa operacional, engenharia de produção

Resumo

Esta pesquisa buscou analisar como está sendo desenvolvido o estudo da modelagem matemática na disciplina de Pesquisa Operacional (PO) nos cursos de Engenharia de Produção de três instituições de ensino superior no Nordeste do Brasil. O estudo possui abordagem qualitativa a partir de um estudo de caso. O referencial teórico baseou-se principalmente nos autores Hillier e Lieberman (2013), que desenvolvem o conceito e finalidade da disciplina de PO e Saviani (1996) que contextualiza sobre a questão de situação-problema. Os docentes precisam aperfeiçoar-se constantemente para que possam formular/reformular melhores metodologias para a execução e desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Esdras Alex Freire de Oliveira, Universidade Federal do Cariri (UFCA) - Juazeiro do Norte, Ceará

Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Graduado pelo Programa Especial de Formação Pedagógica (Habilitação em Matemática e Estatística) (URCA). Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER/UFCA)

Thays Lorranny da Silva Januário, Universidade Regional do Cariri (URCA) - Crato, Ceará

Graduada pelo curso superior de Tecnologia em Alimentos pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC-FATEC/Cariri). Graduada em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

José Gonçalves de Araújo Filho, Universidade Regional do Cariri (URCA) - Crato, Ceará

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFC). Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFRN)

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Publicado

12.08.2022

Como Citar

Freire de Oliveira, E. A., da Silva Januário, T. L., & Araújo Filho, J. G. de. (2022). Análise do ensino de modelagem matemática na disciplina de pesquisa operacional em cursos de engenharia de produção. Exacta, 22(1), 304–320. https://doi.org/10.5585/exactaep.2022.21664

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