Modelagem Fuzzy-SAW para qualificação de empresas de logística no e-commerce: o caso dos resultados do IQLE
DOI:
https://doi.org/10.5585/2023.22055Palavras-chave:
logística, e-commerce, Inteligência Artificial, IQLEResumo
Este artigo busca desenvolver modelagem, baseada no método Fuzzy-SAW, para avaliar a qualidade percebida pelos clientes finais na prestação do serviço logístico do e-commerce. Pretende-se desenvolver estudo de caso para validação e exemplificação, usando-se dados obtidos em enquete para se determinarem o Índice da Qualidade da Logística do E-commerce e outros parciais. Após o processamento de 409 registros obtidos por intermédio de questionário, observou-se que as quatro empresas mais citadas, usadas como alternativas no modelo, registraram quase 80% das observações. Após a análise de sete atributos operacionais e outros quatro relacionados ao atendimento do cliente, considerados no modelo como os critérios, notou-se que nenhuma das empresas atingiu grau 6,0 em escala [0,10], caracterizando potencial para melhoria. A empresa com maior amplitude nacional é a que apresentou a pior qualidade; a segunda mais qualificada é concorrente direta desta empresa; a com melhor grau (5,53) representa, apenas, 4% das citações na enquete.
Downloads
Referências
Abadi, S., Hawi, A., Akla, Dacholfany, I., Huda, M., Teh, K.S.M., Walidi, J., Hashim, W., & Maseleno, A. (2019) Identification of Sundep, Leafhopper and Fungus of Paddy by Using Fuzzy SAW Method, https://doi.org/10.31838/ijpr/2019.11.01.093, International Journal of Pharmaceutical Research, January- March 2019 (11), 695-699
Amaral, I. C. G. D. S. (2016) Metodologia para Escolha de Estações para Implantação de Projetos de DOT (Desenvolvimento Orientado ao Transporte). (Dissertação de mestrado), Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro/RJ, Brasil.
Arif, Miftahul; Suseno, Jatmiko Endro and Isnanto, R. Rizal (2020) Multi-Criteria Decision Making with the VIKOR and SMARTER Methods for Optimal Seller Selection from Several E-Marketplaces, E3S Web of Conferences, V202, pp.14002.
Ballou, R.H. Business Logistics Management. (1992) 3rd. ed., U.S.A.: Prentice Hall.
Camara-E.NET - Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico; Neotrust Movimento Compre & Confie índice MCC-
ENET Recuperado em 22 fvereiro, 2022, https://www.mccenet.com.br/
Cordeiro, C. De O., Machado, W. V., Carvalho, R. L., S., Heloisa M. B. C., & Dacol, S. (2005) A Visão Do Cliente Para Melhoria Da Qualidade Do Sistema De Transporte Coletivo Por Ônibus, XXV Encontro Nac. De Eng. De Produção, Porto Alegre, RS, Brasil.
Davidavičienė, V., & Meidutė, I. (2011) Quality of e-Logistics in e-Commerce: Consumer Perception 10th International Conference - Liberec Economic Forum.
De Albuquerque, A.P.G. (2019) Aplicação Do Modelo De Kano Em Companhias Aéreas: Discussão Da Satisfação Dos Clientes. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal De Pernambuco - Programa De Pós-Graduação Em Engenharia De Produção.
De Barros, Fausto Karlaire (2016) A Qualidade Em Serviços Logísticos Como Um Fator Relevante Para A Lealdade Do Cliente De Comércio Eletrônico. Dissertação de Mestrado em Administração, Universidade Federal do Espírito do Santo – UFES.
De Farias, B.L.A. & De Oliveira, L.A.B. (2020) Aplicação Do Modelo De Kano Para Avaliação Da Qualidade Em Serviços Prestados Por Um Restaurante Na Cidade Do Assú/RN. Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
Deming, W. E. (1990) Qualidade: A Revolução da Administração. 367p. ISBN:8585238151, São Paulo/SP, Brasil: Saraiva.
Deshpande, A., Kumar, M.R., Chakour, J. (2020). Transportation Spend Portfolio Optimization Using Multi-level, Multi-criteria Decision
Analysis. In: Iyer, B., Rajurkar, A., Gudivada, V. (eds) Applied Computer Vision and Image Processing. Advances in Intelligent Systems and Computing, vol 1155. Springer, Singapore. https://doi.org/10.1007/978-981-15-4029-5_11
Dias, J.E.G. (2018) Atributos de qualidade: aplicação do modelo de Kano em uma indústria especializada na produção e comercialização de artefatos de borracha localizada na região Sul do Brasil. XII EEPA – Encontro de Engenharia de Produção Agroindustrial-Paraná.
E-Commercebrasil (2021) 1 em cada 4 brasileiros querem manter compras online diárias após a pandemia - reportagem de 17/11/2021 Recuperado em 22 fevereiro, 2022, de https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/brasileiros-compras-online-coronavirus/
Engel, Mychael Maoeretz; Utomo, Wiranto Herry; Purnomo, Hindriyanto Dwi (2017) Fuzzy Multi Attribute Decision Making–Simple Additive Weighting (MADM-SAW) for Information Retrieval (IR) in E-Commerce Recommendation International Journal of Computer Science and Software Engineering; V6(6), pp.136-145.
Fonseca, M. J., & Borges Jr., A. A. (2002) O Uso Da Pesquisa De Satisfação Do Consumidor Como Instrumento De Política Pública: O Potencial De Uso No Caso Do Transporte Coletivo De Porto Alegre Revista Interdisciplinar De Marketing, V1(3), 38-50.
Gajewska, T., Zimon, D., Kaczor, G., & Madzík, P. (2020) The impact of the level of customer satisfaction on the quality of e-commerce services International Journal of Productivity and Performance Management, 69(4), 666-684.
Guimaraes Junior, D.S., De Sant'anna, C.H.M., Soares, E.J.O., De Melo, F.J.C., & De Medeiros, D.D. (2020) Measurement of logistics service quality of e-commerce. International Journal of Logistics Systems and Management 37(1).
Hua, W. & Jing, Z. (2015) An Empirical Study on E-commerce Logistics Service Quality and Customer Satisfaction The Fourteen Wuhan International Conference on E-Business – WHICEB. International Journal of Pharmaceutical Research ISSN 0975-2366 January- March
(11)
Lara, J.E., Afonso, T., Elias, R.K., Afonso, B.P.D., Tissot-Lara, & Thalles Augusto (2020) Marketing E Logística: Em Busca Da Satisfação E Lealdade Do Consumidor De Compras On-Line Revista Horizontes Interdisciplinares da Gestão E-ISSN: 2594-7788, 4(2).
Lestari, P.F.I., Prabowo, T.T., & Utomo, W.M. (2020) The Effectiveness of Fuzzy-SAW Method for the Selection of New Student Admissions in Vocational High School. Letters in Information Technology Education (LITE) ISSN: 2654-5667, V3(1) 18-22
Lin, Y., Luo, J., Cai, S., Ma, S. & Rong, K. (2016) Exploring the service quality in the e-commerce context: a triadic view Industrial Management & Data Systems, 116(3), 388-415.
Maia, Leonardo Caixeta de Castro, Souza Filho, Rafael Gontijo de; Oliveira, Miriam Tiemi Takimura (2019). Avaliação Da Percepção Dos Atributos De Compra Relacionados Ao E-Commerce: Um Levantamento De Dados, XLIII Encontro da ANPAD - EnANPAD São Paulo.
Marchesini, Márcia Maria Penteado e Alcantara, Rosane Lúcia Chicarelli (2012). Conceituando O Serviço Logístico E Seus Elementos. Revista de Ciência & Tecnologia. e-ISSN 2238-1252, 17(33), 65-86.
Mardhia, M. M. and Normawati, D. (2018) Marketplace Seller Recommender with User-Based Multi Criteria Decision Making, 12th International Conference on Telecommunication Systems, Services, and Applications (TSSA), 2018, pp. 1-5, doi: 10.1109/TSSA.2018.8708794.
Oliveira, Bruno Fonseca. (2018) Teletrabalho: A Seleção de um Modelo em uma Empresa de Serviços. Revista de Ciência, Tecnologia e Inovação V1(5), 40-51, Recuperado em abril, 2020 de http://www.revista.unifeso.edu.br/index.php/revistacienciatecnologiainovacao/article/view/1202/542
Pei, Xin; Zhang, Zhenjiang; Li, Chaoyu; Wang, Jia-wei and Mi, Kun. (2019) Supply Chain Risk Evaluation Based on D-S Evidence Theory. Journal of Computers V30(6), pp. 311-322 doi: http://doi.org/10.3966/199115992019123006026
Pereira, B.A., & Pereira, J.M. (2020) A Importância da Logística no E-Commerce XI FATECLOG - São Paulo. Recuperado em 22, fevereiro, 2022 de https://fateclog.com.br/anais/2020/v4/A%20IMPORTÂNCIA%20DA%20LOGÍSTICA%20NO%20ECOMMERCE.%20.BRUNO%20APARECIDO
%20PEREIRA,%20JOSEANE%20MACIEL%20PEREIRA.pdf
Piasecki, K., Ewa, R., & Anna Ł.-H. (2019) Simple Additive Weighting Method Equipped with Fuzzy Ranking of Evaluated Alternatives Symmetry V11(4) 482 doi: https://doi.org/10.3390/sym11040482
Porto, E.C., Machado, C.E., Souza, E.P.S., Pachá, F.R., & Kasaya, G.R. (2019) Atributos Logísticos Na Satisfação Do Consumidor De E-Commerce. Administração de Empresas em Revista, ISSN 2316-7548, 1(14), 185-204, Recuperado em 22, janeiro, 2021 de http://revista.unicuritiba.edu.br/index.php/admrevista/article/view/3324
Prodanov, C. C., & Freitas, E. C. De (2013) Metodologia Do Trabalho Científico [Recurso Eletrônico]: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico (2. Ed.) Novo Hamburgo/RS, Brasil.
Rachmawati, D.Z., & Agus, A.A. (2020) E-Service and Logistics Service Quality in E-Commerce, Study Case: Shopee Indonesia 3rd International Conference on Computer and Informatics Engineering (IC2IE) 218-223.
Rodrigues, M. O. (2006) Avaliação Da Qualidade Do Transporte Coletivo Da Cidade De São Carlos (Dissertação De Mestrado), Universidade De São Paulo, São Carlos/SP, Brasil.
Ross, T. J. (1999) Fuzzy Logic With Engineering Applications USA:Mcgraw-Hill
Shaw, I. S., & Simões, M. G. (1999) Controle E Modelagem Fuzzy (1ª Ed) São Paulo/SP, Brasil:Edgard Blucher-FAPESP
Soares, R.A.D. & De Oliveira, L.A.B. (2019) Aplicação Do Modelo Kano Para Avaliação Da Qualidade Em Serviços De Veículos Motorizados. Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
Stanković, M., Željko Stević, D.K., Das, M.S., & Dragan Pamučar. (2020) A New Fuzzy MARCOS Method for Road Traffic Risk Analysis. Mathematics 8(3) 457 doi: https://doi.org/10.3390/math8030457
Tanaka, K. (1997) An Introduction To Fuzzy Logic For Practical Applications New York/USA: Springer-Verlag
Tionathan, P.; Janarto, Y. R.; Hansen, I. and Hanafiah, N. (2021) Determining the best Delivery Service in Jakarta using Tsukamoto Fuzzy
Algorithm," 1st International Conference on Computer Science and Artificial Intelligence (ICCSAI), pp. 284-288, doi: http://doi.orh/10.1109/ICCSAI53272.2021.9609709
Tontini, G., & Zanchett, R.,. (2010) Atributos De Satisfação E Lealdade Em Serviços Logísticos. Gest. Prod., 17(4), 801-816. Recuperado em 22, Janeiro, 2022 de http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2010000400013&lng=en&nrm=iso> https://doi.org/10.1590/S0104-530X2010000400013
Ulutaş, Alptekin and Karaköy, Çağatay (2019) An analysis of the logistics performance index of EU countries with an integrated MCDM model Economics and Business Review, V5(19), N4, pp.49-69, DOI: http://doi.org/10.18559/ebr.2019.4.3
Vasić, N., Kilibarda, M., Andrejić, M., & Jović, S. (2021) Satisfaction is a function of users of logistics services in e-commerce Technology Analysis & Strategic Management 33(7) 813-828.
Vaz, M. C. S. et al. (2017) Tomada de decisão multicritério para seleção de tecnologias na produção agrícola com abordagem Fuzzy VII Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, Ponta Grossa, PR, Brasil, 1(1), 1-11. Recuperado em abril, 2020 de http://www.aprepro.org.br/conbrepro/2017/down.php?id=2723&q=1.
Yang, Y., Humphreys, P., & McIvor, R. (2006) Business service quality in an e‐commerce environment. Supply Chain Management, 11(3), 195-201.
Zaiwani, B.E.; Zarlis, M. and Efendi, S. (2018) Improved hybridization of Fuzzy Analytic Hierarchy Process (FAHP) algorithm with Fuzzy Multiple Attribute Decision Making - Simple Additive Weighting (FMADM-SAW) Journal of Physics: Conference Series, DOI http://doi.org/10.1088/1742-6596/978/1/012076
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marcelo Prado Sucena, Marcus Vinicius Quintella Cury
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.