Digitalização dos canais de distribuição de serviços bancários: impactos na cultura organizacional de um banco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2023.22508

Palavras-chave:

cultura organizacional, canais de distribuição, setor bancário, transformação digital.

Resumo

Nos últimos anos, inúmeras mudanças no setor bancário iniciaram uma competição entre as instituições financeiras para se diferenciarem e continuarem relevantes. Isso impulsionou a evolução na forma com que as instituições comercializam os seus serviços e produtos e acelerou a transição dos canais tradicionais, como agências físicas e caixas eletrônicos, para os canais digitais, como o internet banking e aplicativos para smartphones. O objetivo deste estudo é identificar, através de pesquisa qualitativa via estudo de caso de uma instituição financeira privada, os elementos da cultura organizacional que são impactados pela digitalização dos canais de distribuição de serviços e produtos bancários, dessa forma, é possível conhecer os traços de uma cultura organizacional inovadora e que favorece a implantação de mudanças estratégicas que facilitam a digitalização. Observaram-se treze elementos da cultura que tiveram alteração, sendo que os elementos visíveis tiveram impactos mais relevantes, dentre eles, a forma com que o líder se posiciona com os colaboradores, dando diretrizes pautadas na colaboração e autonomia, o layout físico dos locais de trabalho, que foram modificados para serem mais modernos e fomentarem a interação entre os colaboradores independente do cargo hierárquico e a adoção de metodologias para a  organização das atividades das áreas internas, adotando metodologias consolidadas, como o modelo de comunidades ágeis, por exemplo.

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Biografia do Autor

Leonardo Ramos da Silva, Universidade Federal do ABC (UFABC) / Santo André, SP - Brasil

Estudante do curso de Engenharia de Gestão do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas

Márcia Maria Penteado Marchesini, Universidade Federal do ABC (UFABC) / Santo André, SP - Brasil

Doutora

Docente do curso de Engenharia de Gestão do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas

Referências

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Publicado

08.03.2023

Como Citar

Silva, L. R. da, & Marchesini, M. M. P. (2023). Digitalização dos canais de distribuição de serviços bancários: impactos na cultura organizacional de um banco. Exacta, 22(4), 1175–1204. https://doi.org/10.5585/2023.22508

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