Avaliação da permeabilidade de meios porosos constituídos por carbonato de cálcio utilizado como agente obturante em processos de perfuração de poços de petróleo

Autores

  • Bruno Arantes Moreira Universidade Federal de Uberlândia
  • Fábio de Oliveira Arouca Universidade Federal de Uberlândia
  • João Jorge Ribeiro Damasceno Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5585/exacta.v10n3.3908

Palavras-chave:

Agentes obturantes. Carbonato de cálcio. Permeabilidade.

Resumo

A adição de carbonato de cálcio nos fluidos de perfuração é uma prática comum durante a etapa de perfuração de poços de petróleo. Estes aditivos usualmente chamados de agentes obturantes auxiliam na formação de uma camada fina e de baixa permeabilidade denominada reboco. A formação do reboco ocorre na superfície das paredes do poço, auxiliando na redução do influxo de fluido de perfuração para o interior do reservatório. Para a descrição do escoamento de fluidos em meios porosos deformáveis, a determinação da equação constitutiva para permeabilidade do meio poroso é imprescindível, tornando possível a simulação da operação. Nesse contexto, este trabalho determinou as relações existentes entre porosidade e permeabilidade de meios porosos constituídos por carbonatos de cálcio 2-44 µm. A distribuição porosidade no sedimento foi determinada com a técnica de atenuação de radiação gama. Os resultados indicaram diferenças significativas, quando comparados com os valores estimados pela correlação proposta por Kozeny-Carman.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Arantes Moreira, Universidade Federal de Uberlândia

Engenheiro Químico formado pela Universidade Federal de Uberlândia e Mestre em Engenharia Química pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de Uberlândia.

Fábio de Oliveira Arouca, Universidade Federal de Uberlândia

Engenheiro Químico formado pela Universidade Federal de Uberlândia e Doutor em Engenharia Química pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de Uberlândia.

João Jorge Ribeiro Damasceno, Universidade Federal de Uberlândia

Engenheiro Químico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutor em Engenharia Química pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

21.12.2012

Como Citar

Moreira, B. A., Arouca, F. de O., & Damasceno, J. J. R. (2012). Avaliação da permeabilidade de meios porosos constituídos por carbonato de cálcio utilizado como agente obturante em processos de perfuração de poços de petróleo. Exacta, 10(3), 341–348. https://doi.org/10.5585/exacta.v10n3.3908

Edição

Seção

Artigos