Demand chain management: a previsão estatística como principal técnica no processo de gerenciamento da demanda

Autores

  • Cesar Mangabeira Barbosa Anhanguera Educacional S.A.
  • Carlos Alberto Chaves Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v11n1.3962

Palavras-chave:

Forecasting. Forecast. Previsão. Gerenciamento da demanda. Engenharia de produção.

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa survey sobre o gerenciamento da demanda, sendo este entendido como o processo estruturado de planejar, priorizar, influenciar e comunicar a demanda. O objetivo neste trabalho é identificar a principal técnica utilizada pelas empresas no gerenciamento da demanda, justificado pela necessidade de melhorar o processo de previsões nessas empresas. A metodologia neste estudo foi abordagem quali-quantitativa, nível de investigação aplicado e foco exploratório. Os dados foram coletados na internet entre os dias 23 de janeiro de 2012 e 2 de abril de 2012, por meio de um questionário que foi respondido, nesse intervalo, por 50 representantes de empresas. Uma descoberta importante foi que as empresas mantêm alta prioridade para previsão estatística, e baixa, para técnicas como detecção automática de outlier e análise de canibalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cesar Mangabeira Barbosa, Anhanguera Educacional S.A.

Profissional com vasta experiência nas áreas de gestão de operações e produção, supply chain e logística, com passagens em grandes empresas industriais, prestadoras de serviços, consultoria e ensino superior. Atualmente é instrutor reconhecido da APICS (USA) para os módulos da certificação CPIM, professor na Anhanguera Educacional e consultor nas empresas LFC Management, ABAI e INESUP (Instituto Nacional dos Executivos de Suprimentos). É mestre em Engenharia Mecânica (concentração: Produção) pela Universidade de Taubaté, possui certificação CPIM pela APICS, MBA executivo em gestão empresarial estratégia pela USP, pós em logística e transportes pela Universidade de Miami (USA), pós em Gestão Estratégica da Logística pela Universidade Católica de Brasília e bacharelado em Administração de Empresas.

Carlos Alberto Chaves, Universidade de Taubaté

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Taubaté (1982), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1990). Atualmente é professor assistente da Universidade de Taubaté. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Métodos Quantitativos, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica de fluidos computacional, qualidade e produtividade e otimização de processos industriais.

Downloads

Publicado

28.05.2013

Como Citar

Barbosa, C. M., & Chaves, C. A. (2013). Demand chain management: a previsão estatística como principal técnica no processo de gerenciamento da demanda. Exacta, 11(1), 101–114. https://doi.org/10.5585/exactaep.v11n1.3962

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)