Métodos estatísticos aplicados ao fluxo de caixa de uma distribuidora de energia elétrica

Autores

  • Norma Alice da Silva Carvalho Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Reinaldo Castro Souza Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Mauricio Nogueira Frota Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v11n2.4377

Palavras-chave:

Metrologia, Setor Elétrico, Arrecadação, Previsão, Gráficos de Controle

Resumo

Governo, indústria e consumidores são os principais agentes motrizes do setor elétrico. A manutenção deste setor é garantida pela tarifa de fornecimento de energia recolhida mensalmente pelo agente da indústria responsável pela distribuição de energia aos mercados consumidores. Para as empresas distribuidoras de energia elétrica, realizar a previsão e o monitoramento do arrecadado mensal (i.e.: retorno dos custos e a geração de excedentes para investimentos) é essencial no alinhamento estratégico empresarial do setor junto aos investidores. Este artigo propõe a utilização de métodos estatísticos como ferramenta para análise do fluxo de caixa destas empresas. Os resultados mostram que os métodos estatísticos empregados auxiliam as organizações em modelar e quantificar as incertezas presentes no processo de tomada de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Norma Alice da Silva Carvalho, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutoranda em Eng. de Produção e mestre em Metrologia pela PUC-Rio. Graduada em Matemática pela UFF. Interesse acadêmico em metodologias estatísticas de apoio a tomada de decisão empresarial.

Downloads

Publicado

12.12.2013

Como Citar

Carvalho, N. A. da S., Souza, R. C., & Frota, M. N. (2013). Métodos estatísticos aplicados ao fluxo de caixa de uma distribuidora de energia elétrica. Exacta, 11(2), 137–148. https://doi.org/10.5585/exactaep.v11n2.4377

Edição

Seção

Artigos