Inovação no setor industrial metal mecânico: Uma análise a partir do característico da inovação setorial (CIS)

Autores

  • Marcos Roberto Gois de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Katlin Machado Machado SEBRAE
  • Breno José Burgos Paredes UFPE
  • Guilherme Alves de Santana UFPE
  • Ávylla Nascimento UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v12n3.5200

Palavras-chave:

Característico de Inovação Setorial. Inovação. Pequena empresa. Radar da inovação.

Resumo

A inovação pode ser considerada um elemento indutor para que empresas se diferenciem da concorrência e uma estratégia para o aumento da competitividade organizacional. Embora gere contribuições em empresas de qualquer porte, há dirigentes e empresários resistentes à implantação da cultura da inovação. Uma maneira de eliminar esta resistência é a geração de indicadores que mensurem o impacto que pode decorrer de ações inovadoras. Em alguns setores, como é o caso da indústria metal mecânica, tais indicadores são importantíssimos, uma vez que podem permitir um melhor direcionamento dos recursos financeiros e da atuação de colaboradores. Assim, neste artigo, identificam-se as dimensões inovativas que caracterizam o setor metal mecânico e as que recebem maiores investimentos e atenção por parte dos empresários, por meio do Característico de Inovação Setorial (CIS).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Roberto Gois de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

É professor associado do Departamento de ciências Administrativas da UFPE. É o chefe atual do DCA e atua ainda como professor do Programa de pós-graduação em administração PROPAD. Atuas nas áreas de pesquisa em Inovação, finanças e Pesquisa Operacional.

Katlin Machado Machado, SEBRAE

É gestora do programa Agentes Locais de Inovação do SEBRAE Pernambuco.

Breno José Burgos Paredes, UFPE

É aluno do Mestrado em Administração da UFPE. Atou como Agente Local de Inovação em Pernambuco no período de 2012 à 2014.

Guilherme Alves de Santana, UFPE

É aluno do Mestrado em Ciência da Informação da UFPE. Atou como Agente Local de Inovação em Pernambuco no período de 2012 à 2014.

Ávylla Nascimento, UFPE

É aluno do MBA em finanças da UFPE. Atou como Agente Local de Inovação em Pernambuco no período de 2012 à 2014.

Downloads

Publicado

06.02.2015

Como Citar

de Oliveira, M. R. G., Machado, K. M., Burgos Paredes, B. J., Alves de Santana, G., & Nascimento, Ávylla. (2015). Inovação no setor industrial metal mecânico: Uma análise a partir do característico da inovação setorial (CIS). Exacta, 12(3), 268–278. https://doi.org/10.5585/exactaep.v12n3.5200

Edição

Seção

Artigos