Análise do nível de utilização de Indicadores de Desempenho Logístico: um estudo de caso no cluster portuário-marítimo de Rio Grande

Autores

  • André Andrade Longaray UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
  • Paulo Roberto Munhoz Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Kizy Sorato Tavares Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v13n1.5379

Palavras-chave:

Cadeia de suprimentos. Cluster portuário-marítimo. Indicadores logísticos.

Resumo

Neste artigo, analisou-se o nível de utilização dos indicadores de desempenho logístico em organizações do setor portuário-marítimo brasileiro. A pesquisa se caracteriza como de diagnóstico e foi conduzida por meio de um estudo de caso realizado em empresas de um cluster portuário-marítimo, tendo o questionário como instrumento de coleta de dados. A análise dos dados foi predominantemente quantitativa e fez uso da estatística descritiva e inferencial. Percebeu-se que 60% das empresas avaliadas utilizam entre 15 e 30 indicadores de desempenho, e, dos 39 indicadores apresentados, todos são usados por pelo menos quatro organizações. Foi observado, também, que, para a maior parte das empresas, os indicadores logísticos estão identificados; porém, poucas os empregam para apoiarem suas decisões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Andrade Longaray, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Doutor em Engenharia de Produção, professor da Universidade Federal de Rio Grande desde 1998 lecionando a disciplina de pesquisa operacional. Membro da ABEPRO e da SOBRAPO. Líder do LabSADi (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Metodologias de Sistemas de Apoio à Decisão) - FURG.

Paulo Roberto Munhoz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Pós-Graduado em Tecnologia Educacional. Professor da Universidade Federal de Rio Grande desde 1980. Pesquisador do LabSADi (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Metodologias de Sistemas de Apoio à Decisão) - FURG.

Kizy Sorato Tavares, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Bacharel em Administração. Pesquisadora do LabSADi (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Metodologias de Sistemas de Apoio à Decisão) - FURG.

Downloads

Publicado

25.08.2015

Como Citar

Longaray, A. A., Munhoz, P. R., & Tavares, K. S. (2015). Análise do nível de utilização de Indicadores de Desempenho Logístico: um estudo de caso no cluster portuário-marítimo de Rio Grande. Exacta, 13(1), 67–79. https://doi.org/10.5585/exactaep.v13n1.5379

Edição

Seção

Artigos