“Blackout” - A Extinção das Cooperativas de Eletrificação Rural do Brasil pela ANEEL

Autores

  • Eufrásio Vieira dos Anjos Júnior Universidade Federal da Paraíba
  • Ricardo Moreira da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Carlos Eduardo Cavalcante Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v14n1.5944

Palavras-chave:

Cooperativas de Eletrificação Rural, Ecologia Organizacional, Agência Nacional de Energia Elétrica

Resumo

Objetivou-se analisar a luz da Teoria da Ecologia Populacional o fenômeno de desaparecimento das cooperativas de eletrificação rural (CER) no Brasil. A Teoria da Ecologia introduz o ambiente externo como um dos aspectos determinantes do (in)sucesso das organizações. Trata-se de uma pesquisa-ação, longitudinal abrangendo o período 2004 até 2013. Teve como unidades de estudo quinze CER’s, caracterizando-se como pesquisa intervencionista-experimental, visto que os pesquisadores participaram das reuniões na Câmara Federal dos Deputados, Senado, ANEEL, MME e Agências Reguladoras Estaduais, inclusive emitindo relatórios conjuntos. Conclui-se que durante o processo de encerramento das CER as normativas e ações exigidas pela ANEEL para sua regularização, já carregavam a intenção de extinção, o que direcionou o setor elétrico brasileiro para um ambiente econômico de monopólio das grandes concessionárias de distribuição de energia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eufrásio Vieira dos Anjos Júnior, Universidade Federal da Paraíba

Mestre pelo PPGEP - UFPB (2015), possui Pós-Graduação em Gestão Logística pela Faculdade Maurício de Nassau (2011), Graduação em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2010) e Graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (2008). Professor no Curso de Administração de Empresas da Faculdade ASPER. Foi professor substituto da Universidade Federal da Paraíba - Campus III. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Compras.

Ricardo Moreira da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Pós-Doutor (KTH-Suécia 2012) na área de Energia e Sustentabilidade; Doutor em Administração (PROPAD/UFPE 2011) na área de Gestão energética; Mestre e Doutor em Engenharia de Produção (UFPB,1998. 2004) na área de Gestão da Produção e Engenheiro Elétrico (UFCG 1985). É docente e pesquisador ligado a Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFPB. Na área profissional foi o coordenador da montagem de 12 dos 18 geradores da Itaipu Binacional; Coordenador da duplicação da linha de embarque da CVRD em São Luis e Diretor de Engenharia do Instituto de Previdência do Estado da Paraíba.

Carlos Eduardo Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba. Graduado em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (2000), Mestre (2005) e Doutor (2012) em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Realizou Doutorado-Sanduíche na University of North Carolina at Charlotte (UNCC). É líder do Núcleo de Estudos do Trabalho Voluntário, grupo certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Downloads

Publicado

26.04.2016

Como Citar

dos Anjos Júnior, E. V., da Silva, R. M., & Cavalcante, C. E. (2016). “Blackout” - A Extinção das Cooperativas de Eletrificação Rural do Brasil pela ANEEL. Exacta, 14(1), 27–36. https://doi.org/10.5585/exactaep.v14n1.5944

Edição

Seção

Artigos