Cultura de inovação em micro e pequenas empresas dos setores aeronáutico e de tecnologia da informação
DOI:
https://doi.org/10.5585/exactaep.v15n3.7082Palavras-chave:
Cultura. Inovação. Micro e pequena empresa.Resumo
Esta pesquisa descritiva e de abordagem quantitativa é motivada pela atual relevância da inovação para vantagem competitiva das organizações, tendo como elemento propulsor uma cultura organizacional inovadora. Assim, objetivou-se analisar a percepção dos colaboradores das micro e pequenas empresas (MPE) dos setores aeronáutico e de tecnologia da informação sobre a cultura da inovação. Para tanto, aplicou-se um questionário que mensura a cultura da inovação, desenvolvido por Dobni (2008), e analisaram-se os dados em duas etapas: análise de confiabilidade e análise de caminho utilizando o SmartPLS. Constatou-se que há iniciativa e engajamento do colaborador, no processo inovativo, apoiados pelo suporte organizacional para disseminação de informações. Entretanto, aspectos mais subjetivos da cultura inovadora, como criatividade, autonomia e aproveitamento das habilidades, por parte da organização, ainda estão, na visão dos trabalhadores, insuficientes, sinalizando resultados que podem ser úteis para pesquisas futuras sobre o assunto, bem como para o desenvolvimento de novas soluções para o crescimento de MPEs.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
29.09.2017
Como Citar
Moraes, M. B. de, Miranda, M. A. S. de, Oliveira, E. A. de A. Q., & Santos, E. M. dos. (2017). Cultura de inovação em micro e pequenas empresas dos setores aeronáutico e de tecnologia da informação. Exacta, 15(3), 441–456. https://doi.org/10.5585/exactaep.v15n3.7082
Edição
Seção
Artigos