O ensino de engenharia de produção como gerador de inovações tecnológicas para o desenvolvimento regional

Autores

  • Carlos Fernando Jung UFRGS
  • Carla Schwengber ten Caten UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5585/exacta.v6i1.815

Palavras-chave:

Desenvolvimento regional. Ensino. Inovação. P&D.

Resumo

Neste artigo, é descrita uma experiência didático-pedagógica que vem sendo realizada desde o ano de 2002, em um Curso de Engenharia de Produção, na região sul. A experiência é baseada no desenvolvimento, adequação e implantação de mecanismos pedagógicos que têm por finalidade motivar os alunos à geração de inovações tecnológicas, a partir de demandas identificadas no contexto local produtivo e voltadas ao desenvolvimento regional. Como resultados, até o momento, foram elaborados 156 projetos de novos produtos e processos que estão à disposição do sistema produtivo local, para, por meio de parcerias, serem desenvolvidos. Esses projetos representam uma opção de investimento em P&D (pesquisa e desenvolvimento) como uma alternativa à diversificação da produção, que poderá viabilizar a melhoria da qualidade de vida da comunidade regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10.02.2009

Como Citar

Jung, C. F., & Caten, C. S. ten. (2009). O ensino de engenharia de produção como gerador de inovações tecnológicas para o desenvolvimento regional. Exacta, 6(1), 21–34. https://doi.org/10.5585/exacta.v6i1.815

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.