O ensino de engenharia de produção como gerador de inovações tecnológicas para o desenvolvimento regional
DOI:
https://doi.org/10.5585/exacta.v6i1.815Palavras-chave:
Desenvolvimento regional. Ensino. Inovação. P&D.Resumo
Neste artigo, é descrita uma experiência didático-pedagógica que vem sendo realizada desde o ano de 2002, em um Curso de Engenharia de Produção, na região sul. A experiência é baseada no desenvolvimento, adequação e implantação de mecanismos pedagógicos que têm por finalidade motivar os alunos à geração de inovações tecnológicas, a partir de demandas identificadas no contexto local produtivo e voltadas ao desenvolvimento regional. Como resultados, até o momento, foram elaborados 156 projetos de novos produtos e processos que estão à disposição do sistema produtivo local, para, por meio de parcerias, serem desenvolvidos. Esses projetos representam uma opção de investimento em P&D (pesquisa e desenvolvimento) como uma alternativa à diversificação da produção, que poderá viabilizar a melhoria da qualidade de vida da comunidade regional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
10.02.2009
Como Citar
Jung, C. F., & Caten, C. S. ten. (2009). O ensino de engenharia de produção como gerador de inovações tecnológicas para o desenvolvimento regional. Exacta, 6(1), 21–34. https://doi.org/10.5585/exacta.v6i1.815
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que tiverem artigos aceitos para publicação na Revista Exacta concordam com os seguintes termos:
- A Cessão dos Direitos Autorais da publicação do artigo à Revista Exacta;
- Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Exacta estão sujeitos a Política de Direitos Autorais CC BY NC SA https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/;
- A publicação do artigo pela Revista Exacta, em caráter de exclusividade e em meio eletrônico;
- A indexação do artigo em bases de dados nacionais e internacionais, diretórios, bibliotecas digitais e bases bibliométricas em que a Revista estiver e vir a estar indexada.