Habilidade em desenvolvimento de novos produtos e inovatividade internacional: um estudo empírico sobre empresas exportadoras brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.16814

Palavras-chave:

Estratégia de inovação, Desenvolvimento de novos produtos, Manufatura, Gestão de tecnologia.

Resumo

O foco desta pesquisa é avaliar a relação entre a New Product Development Ability (NPDA) ou Habilidade em Desenvolvimento de Novos Produtos (HDNP) e Inovatividade Internacional por meio de um estudo transversal com 167 empresas brasileiras de manufatura e exportadoras, de uma amostra de médio e grande porte de empresas do setor metal-mecânico e setores automotivos no Brasil. A análise foi desenvolvida por meio de técnicas de análise de cluster e análise de variância. Os resultados mostram que empresas com maior nível de NPDA possuem um nível significativamente maior de Inovatividade Internacional, em clusters de baixo, médio e alto desempenho. O NPDA também se relaciona positivamente com o desempenho da intensidade de exportação. NPDA é proposto como um processo fundamental, tanto comercial quanto industrial, para a competitividade das empresas de manufatura via inovação.

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Biografia do Autor

Mateus Panizzon, Universidade de Caxias do Sul / Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Doutor em Administração pela PUCRS/UCS, com bolsa CAPES-CSF para o estágio doutoral na ÉTS Montreal (Université du Québec), na linha de pesquisa Gestão da Inovação, Competitividade e Mercados. Professor/Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UCS (PPGEP), atua na área de Gestão de Operações, Inovação e Tecnologia (Gestão da Produção). Coordenador do GPRO - Gestão e Tecnologias de Operações e Desenvolvimento de Novos Produtos e Serviços. Membro do Comitê Assessor de Pesquisa da UCS. Desenvolveu a tese sobre A Influência da Orientação Empreendedora Internacional, da Criatividade Organizacional e das Capacidades Dinâmicas Baseadas em Conhecimento (Aprendizado, Reconfiguração, Tecnológica) na Habilidade em Desenvolvimento de Novos Produtos para o mercado internacional (projeto financiado pelo CNPq e CAPES), recebendo menção honrosa no Prêmio Capes de Teses de 2016. É Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), cuja dissertação sobre Inteligência Competitiva recebeu distinção nacional (Prêmio Belmiro Siqueira) e estadual pelo Conselho Federal de Administração em 2012. Professor com atuação nas área de Operações, Tecnologia e Inovação, e Empreendedorismo e Marketing da UCS. Ministra as disciplinas de Empreendedorismo, Processos de Negócio, Metodologia em Estudos Organizacionais e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (Administração e Engenharia de Produção), atuando também na Pós-Graduação Lato Sensu. Tem experiência na área de Negócios, com ênfase em Gestão Estratégica e Foresight, Desenvolvimento de Novos Produtos e Marketing Estratégico, Gestão de Operações, Gestão Educacional, Educação Empreendedora (estratégias ativas de aprendizagem), Gestão de Projetos, Business Plans, Inteligência Competitiva, Análise Estatística Multivariada e Sistemas de Informação para a tomada de decisão, com implantação de programas e sistemas institucionais (tecnologias de CRM, BI, SAE). Membro da MESA International (Manufacturing Enterprise Solutions Association). 

Gabriel Sperandio Milan, Universidade do Vale do Rio dos Sinos / Programa de Pós-Graduação em Administração

ATUAÇÃO ACADÊMICA: Professor e pesquisador na Unisinos ligado ao PPG em Gestão e Negócios (Mestrado e Doutorado Profissional) e ao PPG em Engenharia de Produção e Sistemas (Mestrado e Doutorado Acadêmico). Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Estratégia e Mercado (GPEM), cadastrado junto ao CNPq, de 2007 a 2018. Membro do Grupo de Pesquisa em Estratégias e Práticas de Mercado (EPM), coordenado pelo Prof. Dr. Guilherme Trez (Unisinos), cadastrado junto ao CNPq, desde 09/2019. Avaliador para Agências de Fomento (CAPES, CNPq e FAPERGS). FORMAÇÃO: Pós-Doutor em Administração na área de Marketing pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Doutor em Engenharia de Produção na área de Sistemas de Qualidade pela UFRGS (2006). Mestre em Engenharia de Produção na área de Qualidade e Gerência de Serviços pela UFRGS (2000). Especialista em Planejamento Econômico: Gestão Econômica da Empresa pela UCS - Universidade de Caxias do Sul (1998). Especialista em Administração de Marketing pela UCS (1996). Bacharel em Administração de Empresas pela UCS (1994). PRODUÇÃO CIENTÍFICA: 200 artigos publicados em periódicos (ou revistas nacionais e internacionais). 171 artigos completos, 10 resumos expandidos e 15 resumos publicados em anais de congressos. 05 livros organizados e 28 capítulos de livros publicados. ORIENTAÇÕES CONCLUÍDAS: 935 orientações concluídas, sendo: 01 de Apoio Técnico em nível superior (AP-NS), 25 de Iniciação Científica, 330 de Graduação, 538 de Pós-Graduação Lato Sensu (Especializações e MBAs), 21 de Mestrado, 06 de Doutorado, 02 de Pós-Doutorado Voluntário e 12 de Estágio Docência. PARTICIPAÇÃO EM BANCAS: 324 participações em Bancas, sendo: 243 em Graduação, 22 em Qualificações de Mestrado, 46 de Mestrado, 08 Qualificações de Doutorado e 05 de Doutorado. OUTRAS INFORMAÇÕES: Associado ao CRA RS - Conselho Regional de Administração do Estado do Rio Grande do Sul, à AANERGS - Associação dos Administradores da Região Nordeste do Rio Grande do Sul e à ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Ex-Diretor de Conteúdo e Ex-Membro do Comitê de Estudos em Estratégia e Mercado da AANERGS. Ex-Editor Científico (de 12/2017 a 10/2018) e Ex-Editor Chefe (de 10/2018 a 12/2018) da RBGI - Revista Brasileira de Gestão e Inovação. INTERESSES DE PESQUISA: Estratégia Corporativa, Estratégias de Marketing, Estratégia e Operações em Serviços, Gestão de Produto e Marketing de Relacionamento. Publicações internacionais em periódicos tais como: Journal of Relationship Marketing, Journal of Marketing Communications, Journal of Retailing and Consumer Services, Benchmarking: An International Journal, Environmental Quality Management e International Journal of Quality and Service Sciences. ATUAÇÃO NO MERCADO PROFISSIONAL: Ex-Diretor Presidente do SAMAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias do Sul (RS). Consultor de empresas nas áreas de estratégia e mercado há mais de 20 anos. PRINCIPAIS PRÊMIOS: Ganhador dos Prêmios Mérito em Administração no Setor de Ensino, em 2010, concedido pelo CRA RS, e Pesquisador Gaúcho, em 2013, concedido pela FAPERGS. CRA RS: 32.661

Eric Charles Henri Dorion, Universidade Federal de Santa Maria - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas

Eric C.H. Dorion é Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Sherbrooke, Canadá (2003), Mestre em Administração de Empresas pela Université Laval, Canadá (1997) e Bacharel em Geografia pela Université Laval, Canadá (1985). É titular de uma bolsa de produtividade CNPq -Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico: Nível 2. Lidera um grupo de pesquisa (GMISAP) sobre Inovação e Sustantabilidade nas Oganizações Públicas, do CNPq, certificado pela UFSM. Participou da criação e coordenou o PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração da UCS (2004 a 2011). Participou da criação do Doutorado em Associação em administração PUCRS/UCS (2008-2017). Participou da criação do primeiro Mestrado em Industria Criativa do Brasil na Universidade Feevale (2011-2015). Atualmente, é professor na École de Technologie Supérieure ÉTS (MGPE), Canadá, e é professor visitante na UFSM (PPGOP/PPGAP). Tem experiência na área de Administração, Tecnologia e Desenvolvimento Regional; atuando principalmente nos seguintes temas: estudos das organizações, gestão de inovação e sustentabilidade, gerenciamento de projetos estratégia de negócios e empreendedorismo. Tem 150 artigos publicados em periódicos (ou revistas internacionais e nacionais); 01 livro e 29 capítulos de livros publicados. Tem 85 orientações concluídas, sendo: 10 de Iniciação Científica, 45 de Graduação, 5 de Pós-Graduação Lato Sensu (Especializações e MBAs), 15 de Mestrado, 06 de Doutorado, 02 de Pós-Doutorado Voluntário. Tem 194 participações em Bancas, sendo: 121 em Graduação, 13 em Qualificações de Mestrado, 35 de Mestrado, 13 Qualificações de Doutorado e 12 de Doutorado. Tem experiencia como consultor empresarial internacional, leccionou ou lecciona em universidades e empresas canadenses, francesas e brasileiras. Foi Cônsul Honorário do Canadá para o Estado do Rio Grande do Sul, com sede em Porto Alegre (2012-2016). ENGLISH: Eric Charles Henri Dorion holds a doctorate in Business Administration from the University of Sherbrooke, Canada (2003), a Master of Business Administration from Université Laval, Canada (1997) and a Bachelor of Geography from Université Laval, Canada (1985). Holds a Productivity Grant of the Brazilian CNPq -Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico: Level 2. Leads a research group (GMISAP) on Innovation and Sustainability in Public organisations, by the CNPq, certified by UFSM. Participated in the creation and coordinated the PPGA - Graduate Program in Administration of UCS - University of Caxias do Sul (2004 to 2011). Participated in the creation of the Doctorate in Association in Administration PUCRS/UCS (2008-2017). Participated in the creation of the first Masters in Creative Industry in Brazil at Feevale University (2011-2015). He is currently professor at the École de Technologie Supérieure ÉTS (MEPM), Canada, and is visiting professor at UFSM (MPPOM/MPPA). Has experience in the area of Administration, Technology and Regional Development; working mainly in the following subjects: studies of organizations, management of innovation and sustainability, project management, business strategy and entrepreneurship. Has 150 published articles in scientific journals; 01 book and 29 book chapters. On a total of 85, it includes: 10 Scientific Initiation, 45 Under-graduation, 5 Graduation Lato Sensu (Specializations and MBAs), 15 Master?s, 06 Doctorate, 02 Voluntary Post-Doctorate. Has participated in 194 jurys including: 121 in Under-graduation, 13 in Qualifications for Master, 35 of Master, 13 Qualifications for Doctorate and 12 of Doctorate. Has extensive experience in business consulting and has taught or teaches at Canadian, French and Brazilian universities and companies. He was Honorary Consul of Canada for the State of Rio Grande do Sul, based in Porto Alegre (2012-2016).

Pelayo Munhoz Olea, Universidade Federal do Rio Grande

Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz/ESPAÑA. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES/BRASIL. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana, ICI/AECI/ESPAÑA. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS.

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Publicado

13.10.2021

Como Citar

Panizzon, M., Milan, G. S., Dorion, E. C. H., & Olea, P. M. (2021). Habilidade em desenvolvimento de novos produtos e inovatividade internacional: um estudo empírico sobre empresas exportadoras brasileiras. Exacta, 19(4), 954–977. https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.16814

Edição

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Artigos