Abordagem de roteamento de veículos com procedimentos exatos e heurísticos sob uma óptica ambiental: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.5585/exactaep.v17n1.8171Palavras-chave:
Problema do Caixeiro Viajante (PCV), Meta-heurísticas (MH). Transporte Fretado, Otimização, Gases de Efeito Estufa.Resumo
Este artigo possui o objetivo de apresentar alternativas de roteirização otimizada de transporte coletivo privado para uma indústria química, do município de Curitiba-PR, Brasil. Para tanto, aplica-se o modelo matemático do Problema do Caixeiro Viajante (PCV), o modelo matemático das p-Medianas e as heurísticas dos Savings de Clarke & Wright, Iterated Local Search (ILS), Busca Tabu (BT) e Simulated Annealing (SA) de forma comparativa. Os modelos matemáticos aqui empregados se mostraram relevantes para a pesquisa, bem como o uso das técnicas heurísticas, com tempo computacional inferior a um segundo e boa proximidade do resultado ótimo. Foi possível otimizar em 83% da distância total percorrida e 79% das emissões de dióxido de carbono em relação a condição inicial. Como a metodologia é genérica, ela poderá ser aplicada as mais diversas situações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Exacta
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.