Abordagem de roteamento de veículos com procedimentos exatos e heurísticos sob uma óptica ambiental: um estudo de caso

Autores

  • Ayla Lohanna da Silva PUCPR
  • Júlio César Ferreira PUCPR
  • Maria Teresinha Arns Steiner PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v17n1.8171

Palavras-chave:

Problema do Caixeiro Viajante (PCV), Meta-heurísticas (MH). Transporte Fretado, Otimização, Gases de Efeito Estufa.

Resumo

Este artigo possui o objetivo de apresentar alternativas de roteirização otimizada de transporte coletivo privado para uma indústria química, do município de Curitiba-PR, Brasil. Para tanto, aplica-se o modelo matemático do Problema do Caixeiro Viajante (PCV), o modelo matemático das p-Medianas e as heurísticas dos Savings de Clarke & Wright, Iterated Local Search (ILS), Busca Tabu (BT) e Simulated Annealing (SA) de forma comparativa. Os modelos matemáticos aqui empregados se mostraram relevantes para a pesquisa, bem como o uso das técnicas heurísticas, com tempo computacional inferior a um segundo e boa proximidade do resultado ótimo. Foi possível otimizar em 83% da distância total percorrida e 79% das emissões de dióxido de carbono em relação a condição inicial. Como a metodologia é genérica, ela poderá ser aplicada as mais diversas situações.

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Biografia do Autor

Ayla Lohanna da Silva, PUCPR

Graduação em Engenharia de Produção pela PUCPR.

Júlio César Ferreira, PUCPR

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013), especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior - Grupo UNINTER (2016), foi bolsista CAPES de Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUCPR (2016). Atualmente é Professor do Ensino Superior no Centro Universitário UNISOCIESC de Curitiba e Bolsista CAPES de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas da PUCPR.

Maria Teresinha Arns Steiner, PUCPR

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela UFPR (1978); Graduação em Engenharia Civil pela UFPR (1981), Mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC (1988), Doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (1995), Pós-Doutorado pelo ITA (2005) e Pós-Doutorado pelo IST de Lisboa (2014). Atuou na UFPR de agosto de 1978 a outubro de 2010, em diversos cursos de graduação dos setores de Tecnologia e Exatas; no Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia (PPGMNE) e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP). Após 32 anos de UFPR, se aposentou das atividades de graduação, mas continua a exercer as suas atividades de docência e de pesquisa, no PPGEP, como professora sênior. Desde fevereiro de 2011 vem atuando na PUCPR, no curso de graduação em Engenharia de Produção e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, sub-área de Pesquisa Operacional, com ênfase em KDD e Problemas de Reconhecimento de Padrões (Análise de Crédito Bancário, Engenharia de Avaliações, Diagnóstico Médico, dentre outros) e em Problemas de Otimização Combinatória, com destaque aos Problemas de Roteamento de Veículos e de Localização de Facilidades. Utiliza Procedimentos Exatos, Heurísticos e Meta-heurísticos.

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Publicado

26.03.2019

Como Citar

da Silva, A. L., Ferreira, J. C., & Steiner, M. T. A. (2019). Abordagem de roteamento de veículos com procedimentos exatos e heurísticos sob uma óptica ambiental: um estudo de caso. Exacta, 17(1), 171–187. https://doi.org/10.5585/exactaep.v17n1.8171

Edição

Seção

Artigos