Benefícios da otimização do estoque de peças de reposição em conjunto com as operações de manutenção

Autores

  • Renan Stenico Campos UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba
  • Alexandre Tadeu Simon UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v17n1.8399

Palavras-chave:

Otimização de estoques, Peças de reposição, Operações de manutenção.

Resumo

Peças de reposição são componentes de estoque que satisfazem as necessidades de manutenção nos sistemas industriais. Essas peças são colocadas em uso quando existem falhas ou algum componente necessite ser substituído. O gerenciamento eficaz do estoque de peças de reposição diminui o tempo de inatividade dos equipamentos, reduz os custos associados aos estoques e/ou manutenção e melhora a segurança operacional. A otimização do estoque de peças de reposição em conjunto com as operações de manutenção traz reais benefícios para as empresas. A literatura apresenta dezoito modelos com esse enfoque, cada um com suas peculiaridades, não existindo, no entanto, uma análise conjunta dos mesmos que mostre as vantagens de um sobre o outro e as melhorias a serem abordadas no futuro. O objetivo deste trabalho é analisar estes modelos conjuntamente, destacar os benefícios atribuídos a cada um deles e apresentar as possíveis oportunidades para trabalhos futuros na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Stenico Campos, UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba

Mestrando em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP.

Alexandre Tadeu Simon, UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. Professor na graduação/pós-graduação no departamento de Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP.

Downloads

Publicado

26.03.2019

Como Citar

Campos, R. S., & Simon, A. T. (2019). Benefícios da otimização do estoque de peças de reposição em conjunto com as operações de manutenção. Exacta, 17(1), 63–80. https://doi.org/10.5585/exactaep.v17n1.8399

Edição

Seção

Artigos