Simulação a eventos discretos em uma empresa Brasileira prestadora de serviços imobiliários no Sudoeste Mineiro
DOI:
https://doi.org/10.5585/exactaep.v17n2.8034Palavras-chave:
Imobiliária, ProModel®, IDEF-Sim, Lead Time. Capacidade produtiva.Resumo
Objetiva-se modelar por simulação computacional um sistema que represente o processo de atendimento em uma imobiliária, obtendo seu Lead Time, avaliando e mensurando a capacidade de atendimento da empresa. Justificase o tema pelo fato da imobiliária estar perdendo um de seus diferenciais, que é a agilidade e excelência do atendimento ao cliente. O método de pesquisa utilizado foi a modelagem e simulação, auxiliado pela ferramenta IDEF-Sim para mapeamento de processos e pelo software ProModel® para modelagem computacional. A partir dos dados coletados criaram-se quatro cenários e fez-se comparações com o atual, a fim de identificar qual seria a melhor forma de se atingir aos objetivos propostos. Após análises chegouse à conclusão de que o segundo cenário modelado, seria o melhor para a empresa, pois um funcionário que estava com tempo ocioso, foi remanejado de setor, reduzindo o Lead Time de atendimento em mais de três minutos (16% do tempo total).
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