A praia como lugar de memória e formação de sociabilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v10i1.19543

Palavras-chave:

Vôlei, Sociabilidade, Memória, Praia, Copacabana.

Resumo

Introdução: Esporte e espaço urbano formam um binômio singular. A cidade como lugar privilegiado de práticas sociais possui no esporte um uso importante para a produção de memórias e para o fortalecimento de sociabilidades.

Metodologia: Inclui revisão de literatura e pesquisa de campo para observação dos eventos, além da aplicação de questionários via ambiente virtual com jogadores amadores e frequentadores da praia.

Resultados e discussão: Destaca-se a praia como lugar de diferenciação e conflito, que institui códigos, normas e usos segregados; a praia como lugar de mediações de conflitos advindos da intensidade de usos que são requeridos para esse espaço e a praia como lugar de disputa por espaço, desde atividades de trabalho às atividades de esportes e lazer. Frequentar a praia é um exercício intenso de socialização. 

Contribuições teórico-metodológicas: Destacar a pesquisa de literatura e de campo como suporte para ações de investigação que tenham a paisagem, a memória e o esporte como temas fundamentais para se pensar o espaço urbano, sobretudo, em lugares onde há uso de lazer ao longo do tempo.

Conclusões: Verifica-se que a praia é um lugar onde conflitos e disputas por espaço se dão de forma intensa, mas a sociabilidade que se forma em torno de um ambiente tão agradável e voltado para atividades lúdicas e de lazer torna-se também uma marca da identidade carioca. Copacabana é uma referência mundial para a prática do vôlei, sede de campeonatos internacionais e das Olimpíadas de 2016. Assim, a orla é um espaço público importante como lugar de lazer e sociabilidade em meio urbano.

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Biografia do Autor

Marcelo Ribeiro Tavares, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROURB/UFRJ), com intercâmbio na Universidade de Lisboa (CIAUD/UL, 2019-2020), mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFV/UFJF, 2015), MBA em Marketing Esportivo (UNYLEYA, 2018), especializações em Organização e Administração da Recreação e do Lazer (UFJF, 2009) e em Assessoria de Comunicação (UNESA, 2003). Graduado em Comunicação Social (UGF, 1987) e Educação Física (FMG, 2009). 

Lilian Fessler Vaz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Arquitetura e Urbanismo (UFRJ, 1967), mestrado em Planejamento Urbano e Regional (UFRJ, 1985), doutorado em Arquitetura e Urbanismo (USP, 1994) e pós-doutorado (MSH, Paris 2003). Pesquisadora CNPq 1B, professora colaboradora voluntária, aposentada, nível Associado II, do PPG em Urbanismo PROURB/FAU/UFRJ, onde atua em ensino, pesquisa e orientação de bolsistas IC e AT, alunos de Mestrado e Doutorado e bolsistas de pós-doutorado. 

Madalena Cunha Matos, Universidade de Lisboa

Professora Associada da FA-UL, onde organizou e coordenou o Mestrado em Arquitetura. Leciona Projeto e Teoria da Arquitetura na graduação. No programa de doutorado, lecionou  ‘Arquitetura e História da Construção’, ‘Culturas Urbanas e Arquitetura’ e ‘Seminário III’. Trabalhou como projetista em edifícios de diversas tipologias, em especial nos de ensino superior e em campus universitários, em planejamento urbano e em reabilitação de edifícios históricos e áreas urbanas. Defendeu em 2000 a tese de doutorado ‘As cidades e os campi: contributo para o estudo dos territórios universitários em Portugal’. Seus interesses atuais são as Redes de Arquitetura e Urbanismo Colonial, os Trânsitos Luso-brasileiros, as Permeabilidades Urbanas, a História Construtiva e o Envelhecimento.

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Publicado

11.11.2021

Como Citar

Tavares, M. R., Vaz, L. F., & Matos, M. C. (2021). A praia como lugar de memória e formação de sociabilidades. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 10(1), e19543. https://doi.org/10.5585/geas.v10i1.19543

Edição

Seção

Artigos