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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

  1. O artigo deverá ser inédito, cabendo ao autor declarar que o trabalho não foi publicado e não está sendo submetido à nenhuma outra revista. Uma vez aceito para publicação, o artigo não poderá ser republicado em nenhum outro lugar sem o consentimento dos editores.
  2. Não serão permitidos artigos já publicados em outros periódicos e/ou eventos técnicos e científicos, nacionais e internacionais, exceto quando o artigo é proveniente de fast-track de evento indexado à RGeAS. Neste caso, informar o evento em “Comentários para o editor” no ato da submissão.
  3. Os artigos deverão ser assinados por no máximo seis (6) autores, cabendo ao corpo editorial excepcionalizar a regra a partir das justificativas apresentadas no momento da submissão.
  4. Todos os autores e seus dados devem ser preenchidos no momento da submissão, uma vez que não poderão ser incluídos autores, após a submissão do artigo.
  5. Formato e extensão: os artigos deverão ser apresentados no formato Word (.doc ou .docx), fonte Arial 12 em espaçamento simples, tamanho da página A4 (29,7 x 21 cm) com margens de 2,50 cm. Deverão conter entre 7.000 e 9.000 palavras de extensão (incluindo quadros, figuras, notas e referências bibliográficas).
  6. O nome dos autores deverá ser omitido do documento, sob pena de arquivamento liminar. Certifique-se que não constam dados pessoais no início do documento, nas figuras, etc. Adota-se na fonte o texto “Elaboração própria” e nas citações diretas e indiretas o texto "(AUTOR 1, AUTOR 2, AUTOR 3)".
  7. Indicar 6 potenciais revisores, com aderência ao tema do manuscrito e sem conflito de interesse. Informar afiliação, e-mail, área de atuação (justificativa para a indicação). Inserir no campo “Comentários para o editor".
  8. Em substituição ao resumo comum, a GeAS solicita aos autores a elaboração de um resumo estruturado.
  9. Manual para Autores - submissão em cinco passos
   
Composição do resumo estruturado
  • Máximo 250 palavras + título + palavras chave = em português, inglês e espanhol.

Título do trabalho

Objetivo (obrigatório):  Indicar o objetivo do trabalho, ou seja, aquilo que ele pretende demonstrar ou descrever

Metodologia (obrigatório): Indicar o método científico empregado na condução do estudo. No caso dos ensaios teóricos, recomenda-se que o(s) autor(res) indiquem a abordagem teórica adotada.

Originalidade/Relevância (obrigatório): Indicar o gap teórico no qual o estudo se insere apresentando também a relevância acadêmica da temática.

Resultados (obrigatório): Indicar suscintamente os principais resultados alcançados.

Contribuições teóricas/metodológicas (opcional): Indicar as principais implicações teóricas e/ou metodológicas que foram alcançadas por meio dos achados do estudo realizado.

Contribuições sociais / para a gestão (obrigatório): Indicar as principais implicações gerenciais e/ou sociais alcançadas por meio dos achados do estudo realizado.

Palavras-chave: Entre três e cinco palavras-chave que caracterizam o trabalho. Letras minúsculas, com exceção dos nomes próprios, separadas por virgula, sem usar ponto no final.

Formato artigo

  1. O corpo do artigo deverá ser submetido em português, espanhol ou inglês. A publicação será bilíngue (português/espanhol e inglês). Após a aprovação final do artigo, os autores ficarão responsáveis pela tradução completa certificada e revisão gramatical de ambas as versões.
  2. As citações e referências deverão seguir as normas da American Psychological Association - APA.
  3. Na hierarquia de títulos e subtítulos, haverá dois níveis: um em negrito (fonte Arial 12, centralizado) e outro em negrito (fonte Arial 11, alinhado à esquerda), sem numeração.
  4. Além do texto, haverá apenas tabelas e figuras, numeradas correlativamente com algarismos arábicos. Cada uma não deve pesar mais de 8 MB.
  5. O nome "Tabela" se aplica a tabelas e gráficos e deve ser copiado com arquivos do Excel.
  6. A denominação "Figura" será aplicada a gráficos, mapas e fotografias. Seu formato deve ser JPG com uma resolução mínima de 300 DPI.
  7. Serão aceitos no máximo 10 imagens (tabelas e figuras), apresentadas em boa qualidade e devem ser inseridas no texto. O título estará localizado acima de tabelas e figuras e a fonte estará localizada abaixo.
  8. As notas de rodapé deverão se limitar às essenciais e serão colocadas no final de cada página. Deverão ser indicadas por número arábicos elevados. Notas de rodapé com referências bibliográficas não serão incluídas.
  9. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Informações > Verificar se há problemas > Inspecionar documento > Inspecionar > Propriedades do Documento e Informações Pessoais > Remover tudo. Após removido, fechar a janela pop-up e salvar.
  10. Incluir nas referências de artigos eletrônicos o DOI no formato acessível, ou seja com o prefixo https://doi.org/.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar se o envio está em conformidade com todos os elementos elencados em Diretrizes para autores. Certifique-se que cumpriu as diretrizes e esteja ciente de que o não cumprimento de qualquer dos 14 pontos elencados abaixo implicará na rejeição imediata do artigo.

  1. O artigo é inédito;
  2. O número máximo é de seis (6) autores;
  3. O documento foi apresentado no formato e extensão solicitados;
  4. O nome dos autores foi omitido do arquivo;
  5. Todos os autores foram incluídos nos metadados da submissão;
  6. Indicados os seis (6) potenciais revisores;
  7. Foram incluídos, em português, espanhol e inglês, o título do artigo, o resumo e as palavras-chaves;
  8. A publicação foi submetida em português/espanhol ou inglês;
  9. As citações e referências seguem as normas da American Psychological Association - APA;
  10. Títulos e subtítulos, conforme solicitado;
  11. Tabelas e figuras, conforme solicitado;
  12. Notas de rodapé, conforme solicitado;
  13. Remoção das propriedades do documento, conforme solicitado;
  14. Referências de artigos eletrônicos com o DOI no formato acessível, conforme solicitado.

Atenciosamente,

A Equipe Editorial.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O artigo é inédito;
  2. O número máximo é de seis (6) autores;

  3. O documento foi apresentado no formato e extensão solicitados;

  4. O nome dos autores foi omitido do arquivo;

  5. Todos os autores foram incluídos nos metadados da submissão;
  6. Indicados os seis (6) potenciais revisores;

  7. Foram incluídos, em português, espanhol e inglês, o título do artigo, o resumo e as palavras-chaves;

  8. A publicação foi submetida em português/espanhol ou inglês;

  9. As citações e referências seguem as normas da American Psychological Association - APA;
  10. Títulos e subtítulos, conforme solicitado;

  11. Tabelas e figuras, conforme solicitado;

  12. Notas de rodapé, conforme solicitado;

  13. Remoção das propriedades do documento, conforme solicitado;

  14. Referências de artigos eletrônicos com o DOI no formato acessível, conforme solicitado.
 

Declaração de Direito Autoral

• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.

Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html

 

 

Política de Privacidade

TERMO DE PRIVACIDADE E CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Em observância à Lei nº. 13.709/18 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), artigos 5º inciso XII, art. 2, inciso IV, art. 4, inciso II, alínea b, a Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Revista GeAS de forma transparente estabelece sua Política de Privacidade com o TERMO DE PRIVACIDADE E CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO, de forma a respeitar e informar o uso dos dados pessoais, no fluxo de publicação dos artigos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados de forma intencional para outras finalidades ou a terceiros, com exceção das indexações em bases de dados e diretórios, de acordo com a Declaração de Direito Autoral.

Do Consentimento - Tratamento

Autorizo a Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Revista GeAS, na condição de agente de tratamento, tratar meus dados pessoais, no sentido de: coletar, utilizar, acessar, transmitir, anonimizar, processar, arquivar, armazenar, eliminar, avaliar.

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**Em comentarios para o editor solicitamos o preenchimento de:

Nomes de potenciais avaliadores

E-mail potenciais avaliadores

Afiliação potenciais avaliadores

Area atuação potenciais avaliadores

 *Obrigatórios para finalizar o cadastro. ** O tratamento dessas informações estão de acordo com o descrito no presente Termo

Definição de cada tipo de Tratamento

Coletar: no momento do cadastro o autor fornece dados os quais são coletados, arquivados e armazenados no banco de dados da revista. Não coletamos dados sensíveis. O cadastro é feito de maneira espontânea e a senha pessoal e intransferível.

Utilizar: utilizamos alguns dos dados coletados, para inserir nos artigos diagramados que serão publicados, são eles: nome completo, Instituição, e-mail (se autorizado pelos autores), titulação. Tais dados são critérios de avaliação das revistas, por parte da CAPES/Qualis e indexadores. Os indexadores atuais podem ser consultados aqui.

Utilização do e-mail: são enviados e-mails acerca do fluxo editorial, declarações de revisões, números e artigos publicados, chamadas especiais, alterações de Diretrizes e editores. O uso do e-mail no artigo publicado é realizado mediante autorização do autor.

Acessar: acessamos os dados no momento da edição/atualização dos metadados antes da publicação para não termos conflito no deposito do DOI, Orcid id, Currículo Lattes.

Transmitir: como meio de garantir a preservação digital, a revista transmite de forma automática os números publicados para o Sistema LOCKSS e Rede Cariniana. É transmitido, da mesma forma, mas para indexação em repositórios, pelo Open Archives Initiative – OAI.

Anonimizar: para garantir a avaliação às cegas, todos artigos que vão para avaliação, é verificado se consta nomes pessoais em propriedades. Na ocasião de ter nomes, é usada a ferramenta do Word para inspecionar o documento, e retirar as propriedades. O mesmo procedimento é adotado quando o parecerista faz anotações no artigo, e é necessário enviarmos para os autores.

Processar: dados da submissão, são processamos em arquivo XML, ou enviados pelo sistema para a Crossref, com objetivo de gerar o número DOI, e assim viabilizar para o artigo um link persistente, bem como sua individualização.

Arquivar: os dados de cadastro e submissão, tanto as que foram publicadas, como as rejeitadas e arquivadas, ficam no banco de dados da revista, sendo que no primeiro caso são transmitidos para o LOCKSS e Rede Cariniana como Política de Preservação.

Armazenar: os dados de cadastro e submissão, tanto as que foram publicadas, como as rejeitadas e arquivadas, e os cadastros que foram solicitadas exclusão ficam armazenados no banco de dados da revista.

Eliminar: dados de cadastro não são eliminados de forma definitiva, ficam sem papel definido, ou ainda pode ter acesso bloqueado, no caso de autor que cometeu plagio e/ou autoplágio, como definido na Política de Plágio. Dados de submissão não são eliminados para fins de manutenção do histórico do artigo, e emissão de declarações pelos autores e pareceristas, de acordo com o Art. 16 da Lei nº. 13.709/18. Dados das propriedades dos artigos doc. são eliminados em propriedades para manter a integridade da Avaliação por pares cega. A qualquer tempo o usuário é livre para solicitar a exclusão do banco de dados da Revista, e assim não receber mais comunicações da mesma.

Avaliar: os dados de submissão são avaliados quanto ao preenchimento correto para não ter conflito com o DOI, Orcid id, Currículo Lattes e indexação. Todo usuário pode solicitar a atualização de informações, bem como realizá-las em editar perfil.

Toda e qualquer solicitação dos titulares de dados pode ser feita através do e-mail: revistageas@uninove.br

  •  Algumas solicitações que podem ocorrer: alteração de e-mail, correção de nome quanto à grafia errada, titulação, Instituição, cidade, pais, dentre outras.

Cadastro na Revista

O cadastro na Revista é livre, pessoal e intransferível. A Equipe Editorial não está autorizada a cadastrar usuários, com exceção dos Avaliadores após aceite do convite enviado. Em ambos os casos as senhas são pessoais.

Dados sensíveis e coleta de dados

Afirmamos que a coleta dos dados são todos baseados nas boas práticas e boa fé, e nos princípios da LGPD, e não coletamos dados sensíveis.

Uso de imagens nos artigos

De modo a garantir direitos autorais de imagens com pessoas, fotografias, tabelas e figuras, a revista avalia toda imagem e fonte informada pelos autores, e na falta de autorização adequada não é publicado no artigo.

Consentimento dos usuários – leitores, autores, avaliadores

Diante de todo exposto, e cientes das etapas e consequências de tratamento dos dados pessoais, os autores concordam com o uso de seus dados pessoais para finalidades explicitas nesse TERMO DE PRIVACIDADE E CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO, de forma livre, informada e transparente.

Cumpre esclarecer ainda que esse TERMO pode sofrer alterações, de acordo com alterações da LGPD, ou formas de tratamento do controlador da Revista, e que caso ocorra será amplamente divulgado.

Equipe Editorial Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Revista GeAS


Referências

SOUZA, Rosilene Paiva Marinho et al. Lei de Proteção de Dados Pessoais e o Open Journal Systems: política de gestão de dados pessoais em revistas. Brasília: Ibict, 2021. Disponível em: https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/Cartilha_01-Lei_de_Protecao_de_Dados_Pessoais_e_o_Open_Journal_System.pdf

BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm