Processo de Avaliação pelos Pares
O processo de avaliação dos artigos submetidos à Revista GeAS será feito em quatro etapas, tendo como meta uma decisão terminativa sobre a publicação no prazo de até 120 (cento e vinte dias).
1) Etapa I – Triagem técnica: todos os itens descritos nas Condições para Submissão e Diretrizes para autores, serão verificados quanto ao cumprimento. Nessa fase também é feito a submissão no iThenticate – ver Política de Integridade Acadêmica. As submissões que não estiverem de acordo com as Diretrizes, serão arquivados e os autores notificados.
1) Etapa II - Triagem: análise pelo Editor-Chefe da adequação do trabalho submetido à linha editorial da revista e do seu potencial de publicação.
2) Etapa III - Análise preliminar: análise do artigo por um Editor-Adjunto, designado pelo Editor-Chefe, com ênfase na adequação do trabalho submetido às linhas editoriais específicas da revista.
3) Etapa IV - Avaliação duplo-cega: análise do artigo por dois pareceristas especialistas que deverão fazer comentários, indicar a necessidade de correções e recomendar a sua publicação ou o seu arquivamento. A etapa III poderá envolver várias rodadas de avaliação, reunindo esforços para aprimoramento dos artigos. O corpo editorial poderá acrescentar sugestões de melhoria às avaliações, buscando adequar o artigo ao escopo da revista.
PROCESSO DE FINALIZAÇÃO
Uma vez aprovado pelos avaliadores e pelo corpo editorial, o autor será instado para proceder à última revisão ortográfica e gramatical do artigo e apresentar a tradução do texto para língua inglesa. A tradução deverá ser realizada por profissional habilitado, preferencialmente certificado para o trabalho.
Os autores poderão acompanhar todos os prazos do processo de avaliação. A conclusão do processo, no entanto, não implica a publicação imediata do artigo, cabendo aos editores, de acordo com as políticas editoriais, elaborar as pautas e decidir qual o momento apropriado para a publicação.