O cenário político-institucional brasileiro e australiano relacionado à gestão das águas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.25216

Palavras-chave:

segurança hídrica, gestão sustentável dos recursos hídricos, participação dos stakeholders, análise institucional, gestão urbana e regional

Resumo

Objetivo: Comparar analiticamente o funcionamento dos procedimentos institucionais relativos à gestão de recursos hídricos no Brasil e na Austrália.

Metodologia: Este artigo apresenta uma caracterização dos cenários político-institucionais da gestão da água no Brasil e na Austrália através de uma revisão bibliográfica e análise documental. Na sequência, os processos decisórios de ambos os países são comparados por meio de uma análise de matriz SWOT, destacando os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.

Originalidade/Relevância: Esta pesquisa visa preencher uma lacuna teórica sobre como os stakeholders de territórios de países em desenvolvimento e desenvolvidos influenciam nas tomadas de decisões para uma gestão ambiental mais sustentável, tomando a gestão da água como exemplo aplicado.

Resultados: Os resultados mostram que ambos os países possuem legislações que prescrevem processos decisórios descentralizados e participativos, mas sua implementação não garante a gestão democrática dos recursos hídricos. Além disso, a implementação e execução da legislação no Brasil e na Austrália estão em diferentes estágios e escopos. O cenário institucional brasileiro mostra uma capacidade frágil na implementação e execução da lei das águas em relação ao australiano, conferindo a esse último um sistema de gerencial mais desenvolvido, onde a disposição da sociedade em participar proativamente na gestão é maior do que no Brasil.

Contribuições sociais/para a gestão: Esta abordagem de diagnóstico pode subsidiar o exame de outros cenários de gestão ambiental ao apresentar padrões institucionais de um território, e demonstrar algumas causalidades de como os seus arranjos podem resultar em uma baixa ou elevada capacidade estatal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicole Santos Accioly, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR / Curitiba, Paraná - Brasil

Possui graduação em Engenharia Ambiental (2017), mestrado em Gestão Urbana (2019) e doutorado em Gestão Urbana (2024), todos os títulos obtidos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, Paraná – Brasil 

Harry Alberto Bollmann, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR / Curitiba, Paraná - Brasil

Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1983), mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná junto ao Mestrado e Doutorado em Gestão Urbana, e aos cursos de graduação em Engenharia Ambiental e Engenharia Civil. Curitiba, Paraná – Brasil

Robert Faggian, Deakin University / Melbourne – Burwood Campus, Victoria – Australia

Possui doutorado pela Royal Melb Inst. of Technology (2002). Atualmente é Professor Associado de Adaptação às Mudanças Climáticas no Centre for Regional and Rural Futures da Deakin University. Victoria – Australia 

Victor Sposito, Deakin University / Melbourne – Câmpus Burwood, Victoria – Austrália

É Engenheiro Civil, possui MPhil em Planejamento Regional e Design Urbano pela University of Edinburgh e MSc em Engenharia Civil pela The Univ. of Texas at Austin. Atualmente é Professor Honorário de Planejamento Espacial Estratégico na Deakin University (Centre for Regional and Rural Futures), Austrália, e na ORT Universidad, Uruguai. Victoria – Australia 

Referências

Australia. Department of Climate Change, Energy, the Environment and Water. (2022a, 9 December). National water policy. https://www.dcceew.gov.au/water/policy/policy

Australia. Department of Climate Change, Energy, the Environment and Water. (2021, 03 October). Outback Australia - the rangelands. https://www.dcceew.gov.au/environment/land/rangelands

Australia. Department of Climate Change, Energy, the Environment and Water. (2022b, 11 October). Australian water markets. https://www.dcceew.gov.au/water/policy/markets

Australian National Audit Office. Department of Sustainability, Environment, Water, Population and Communities. Commonwealth Environmental Water Holder. (2011). Restoring the Balance in the Murray-Darling Basin. Audit Report No.27 2010–11. ISSN 1036–7632. Commonwealth of Australia.

Barbosa, M. C., Mushtaq, S., & Alam, K. (2017). Integrated water resources management: Are river basin committees in Brazil enabling effective stakeholder interaction? Environmental Science and Policy, 76, pp. 1–11.

Bowen, G. A. (2009). Document Analysis as a Qualitative Research Method. Qualitative Research Journal, 9(2), 27 – 40. http://dx.doi.org/10.3316/QRJ0902027

Bureau of Meteorology. (2015, April). Recent rainfall, drought, and southern Australia's long-term rainfall decline. http://www.bom.gov.au/climate/updates/articles/a010-southern-rainfall-decline.html

Bureau of Meteorology. (2020). National performance report 2018–19: urban water utilities, part A. Bureau of Meteorology. http://www.bom.gov.au/water/npr/docs/2018-19/National_Performance_Report_2018-19_urban_water_utilities_updated.pdf

Cardoso, M. L. M. (2003). A Democracia das Águas na sua Prática: O caso dos Comitês de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais [Doctoral Dissertation, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Busca Integrada UFRJ.

Carvalho Júnior, M. R. (2007). O Interesse popular na gestão dos recursos hídricos sob a ótica do desenvolvimento sustentável: o caso da bacia do rio Belém em Curitiba – PR [Master’s Thesis, Pontifícia Universidade Católica do Paraná]. PUCPR Repository.

Carvalho, D. M., & van Tulder, R. (2022, 27 May). Water and Sanitation as a Wicked Governance Problem in Brazil: An Institutional Approach. Frontiers in Water, 4, 1-20. https://doi.org/10.3389/frwa.2022.781638

Commonwealth of Australia. (2015). Our North, Our Future: White Paper on Developing Northern Australia. https://www.infrastructure.gov.au/sites/default/files/documents/nawp-fullreport.docx

Costa, M. L. M., Silva, T. C., & Limeira, M. C. M. (2021). Investigação sobre as relações interinstitucionais e interdisciplinares para o planejamento integrado de recursos hídricos na bacia hidrográfica do Rio Gramame, Brasil. Eng. Sanit. Ambient., 26(2), 291-299. https://doi.org/10.1590/S1413-415220190119

Delany-Crowe, T., Marinova, D., Fisher, M., Mcgreevy, M., & Baum, F. (2019). Australian policies on water management and climate change: are they supporting the sustainable development goals and improved health and well-being? Globalization and Health, 15(68), 1-15. https://doi.org/10.1186/s12992-019-0509-3

Doolan, J., & Hart, B. T. (2017). Water resource policy, planning, and management in Australia—an overview. In Doolan, j.; Hart, b. T. (Eds.), Decision Making in Water Resources Policy and Management: An Australian Perspective (pp. 3-19). Springer. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-810523-8.00002-1

Evans, P. (1993). O Estado como problema e solução. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, 28-29, 107-157. https://doi.org/10.1590/S0102-64451993000100006

Fracalanza, A. P., Jacob, A. M., & Eça, R. F. (2013). Environmental justice and water resources governance practices: re-introducing issues of equality to the agenda. Ambiente & Sociedade, 16(1), 19-36.

Hannam, P. (2015, 13 May). Parched NSW seeks help as National Water Commission axed. The Sidney Morning Herald. https://www.smh.com.au/environment/parched-nsw-seeks-help-as-national-water-commission-axed-20150513-gh0ork.html

Hodgson, G. M. (2006). What Are Institutions? Journal of Economic Issues, XL(1),1-25. https://doi.org/10.1080/00213624.2006.11506879

Holley, C., & Sinclair, Darren (Orgs.). (2018). Reforming Water Law and Governance. From Stagnation to Innovation in Australia. 1 ed. Springer Nature Singapore Pte Ltd. https://doi.org/10.1007/978-981-10-8977-0

Horne, J. (2017, 15 December). Political commitment to the Basin Plan is long overdue. Asia & the Pacific Policy Society. http://www.policyforum.net/low-water-mark-murray-darling-basin/

Horne, J., & Grafton, R. Q. (2019) The Australian water markets story: Incremental transformation. Luetjens, J., Mintrom, M., & Hart, P. (Eds.), Successful Public Policy: Lessons from Australia and New Zealand (chap. 7). ANU Press. https://www.jstor.org/stable/j.ctvh4zj6k

Jackson, S. E., Tan, P., & Altman, J. (2009, March) Indigenous freshwater planning forum: Proceedings, outcomes, and recommendations. Australian Government.

Jacobi, P. R. (2005) Comitês de Bacias Hidrográficas: o que está em jogo na gestão compartilhada e participativa. Dowbor, L., & Tagnin, R. A. (Org.). Administrando a água como se fosse importante: Gestão ambiental e sustentabilidade. São Paulo: Ed. Senac São Paulo

Krysanova, V., Dickens, C., Timmerman, J., Varela-Ortega, C., Schlüter, M.,·Roest, K., Huntjens, P.,·Jaspers, F., Buiteveld, H., Moreno, E., Carrera, J. P., Slámová, R., Martínková, M., Blanco, I., Esteve, P., Pringle, K. Pahl-Wostl, C., &·Kabat, P. (2010). Cross-Comparison of Climate Change Adaptation Strategies Across Large River Basins in Europe, Africa and Asia. Water Resour Manage, 24, 4121–4160. https://doi.org/10.1007/s11269-010-9650-8

Lindsay, B. (2018). Public Participation in Water Resources Management in Australia: Procedure and Possibilities. Holley, C., & Sinclair, D. (Orgs.). Reforming Water Law and Governance: From Stagnation to Innovation in Australia. 1 ed. Springer Nature Singapore Pte Ltd. https://doi.org/10.1007/978-981-10-8977-0

Malheiros, T. F., Prota, M. G., Rincón, M., & Perez, A. (2013). Participação comunitária e implementação dos instrumentos de gestão da água em bacias hidrográficas. Revista Ambiente & Água, 8(1), 98-118. https://doi.org/10.4136/ambi-agua.970

Matthews, K. (2017, December). Independent investigation into NSW water management and compliance – Final Report. NSW Department of Industry. http://www.industry.nsw.gov.au/__data/assets/pdf_file/0019/131905/Matthews-final-report-NSW-water-management-and-compliance.pdf

Mesquita, L. F. G. (2018) Os comitês de bacias hidrográficas e o gerenciamento integrado na Política Nacional de Recursos Hídricos. Desenvolvimento e Meio Ambiente, 45, 56-80. https://doi.org/10.5380/dma.v45i0.47280

Murray‒Darling Basin Authority (2017). The Murray–Darling Basin Water Compliance Review. MDBA publication. https://www.mdba.gov.au/sites/default/files/pubs/MDB-Compliance-Review-Final-Report.pdf

Mylopoulos, Y., Kolokytha, E., Kampragou, E. , & Vagiona, D. (2008). A Combined Methodology for Transboundary River Basin Management in Europe. Application in The Nestos–Mesta Catchment Area. Water Resour Manage, 22, 1101–1112. https://doi.org/10.1007/s11269-007-9214-8

National Water Resources and Basic Sanitation Agency. (2016). Lei das Águas. Módulo 3: Instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos. http://dspace.agencia.gov.br:8080/conhecerhana/3202

National Water Resources and Basic Sanitation Agency. (2022). Dados Abertos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Dados Abertos para a Gestão de Recursos Hídricos. https://dadosabertos.ana.gov.br/

Organisation for Economic Co-operation and Development. (2015). Water Resources Governance in Brazil. OECD Studies on Water, OECD Publishing. http://dx.doi.org/10.1787/9789264238121-en

Parliament of Australia. (2014, 25 Nov.). National Water Commission (Abolition) Bill 2014. Bills Digest no. 54 2014–15. https://www.aph.gov.au/Parliamentary_Business/Bills_Legislation/bd/bd1415a/15bd054

Rother, E. T. (2007). Systematic Literature Review X Narrative Review [Editorial]. Acta Paul Enferm., 20(2), vii. https://doi.org/10.1590/S0103-21002007000200001

Sousa Júnior, W., Baldwin, C., Camkin, J., Fidelman, P., Silva, O. S., Neto, S., & Smith, T. F. (2016). Water: Drought, Crisis, and Governance in Australia and Brazil. Water, 8(11), 493, 1-21. https://doi.org/10.3390/w8110493

Sousa Júnior, Wilson Cabral. (2004). Gestão das águas no Brasil: reflexões, diagnósticos e desafios. Instituto internacional de Educação do Brasil. São Paulo: Peirópolis.

South Australia. Department for Environment and Water. (2022). Legislation, agreements and policy. https://www.environment.sa.gov.au/topics/water/water-legislation-agreements-policy

State Water and Land Institute (2022). Legislação. https://www.iat.pr.gov.br/Pagina/Legislacao

Trindade, L. L., & Scheibe, L. F. (2019). Water management: constraints to and contributions of Brazilian watershed management committees. Ambiente & Sociedade, 22, 1-20. https://doi.org/10.1590/1809-4422asoc20160267r2vu2019L2AO

United Nations Development Programme. (2024). Breaking the gridlock: Reimagining cooperation in a polarized world. The 2023/2024 Human Development Report. UNDP: New York, USA. https://hdr.undp.org/system/files/documents/global-report-document/hdr2023-24reporten.pdf

United Nations Water (2022). SDG Data Portal. https://sdg6data.org/en/snapshots?country=#demo-wrapper

Vic Catchments. (2022). Our CMA Regions. https://viccatchments.com.au/about-us/our-cma-regions/

Publicado

06.01.2025

Como Citar

Accioly, N. S., Bollmann, H. A., Faggian, R., & Sposito, V. (2025). O cenário político-institucional brasileiro e australiano relacionado à gestão das águas. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 14(1), e25216. https://doi.org/10.5585/2025.25216

Edição

Seção

Artigos
Métricas
  • Resumo 195
  • pdf (English) 74
  • pdf 83