O cenário político-institucional brasileiro e australiano relacionado à gestão das águas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.25216

Palavras-chave:

segurança hídrica, gestão sustentável dos recursos hídricos, participação dos stakeholders, análise institucional, gestão urbana e regional

Resumo

Objetivo: Comparar analiticamente o funcionamento dos procedimentos institucionais relativos à gestão de recursos hídricos no Brasil e na Austrália.

Metodologia: Este artigo apresenta uma caracterização dos cenários político-institucionais da gestão da água no Brasil e na Austrália através de uma revisão bibliográfica e análise documental. Na sequência, os processos decisórios de ambos os países são comparados por meio de uma análise de matriz SWOT, destacando os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.

Originalidade/Relevância: Esta pesquisa visa preencher uma lacuna teórica sobre como os stakeholders de territórios de países em desenvolvimento e desenvolvidos influenciam nas tomadas de decisões para uma gestão ambiental mais sustentável, tomando a gestão da água como exemplo aplicado.

Resultados: Os resultados mostram que ambos os países possuem legislações que prescrevem processos decisórios descentralizados e participativos, mas sua implementação não garante a gestão democrática dos recursos hídricos. Além disso, a implementação e execução da legislação no Brasil e na Austrália estão em diferentes estágios e escopos. O cenário institucional brasileiro mostra uma capacidade frágil na implementação e execução da lei das águas em relação ao australiano, conferindo a esse último um sistema de gerencial mais desenvolvido, onde a disposição da sociedade em participar proativamente na gestão é maior do que no Brasil.

Contribuições sociais/para a gestão: Esta abordagem de diagnóstico pode subsidiar o exame de outros cenários de gestão ambiental ao apresentar padrões institucionais de um território, e demonstrar algumas causalidades de como os seus arranjos podem resultar em uma baixa ou elevada capacidade estatal.

Downloads

Biografia do Autor

Nicole Santos Accioly, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR / Curitiba, Paraná - Brasil

Possui graduação em Engenharia Ambiental (2017), mestrado em Gestão Urbana (2019) e doutorado em Gestão Urbana (2024), todos os títulos obtidos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, Paraná – Brasil 

Harry Alberto Bollmann, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR / Curitiba, Paraná - Brasil

Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1983), mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná junto ao Mestrado e Doutorado em Gestão Urbana, e aos cursos de graduação em Engenharia Ambiental e Engenharia Civil. Curitiba, Paraná – Brasil

Robert Faggian, Deakin University / Melbourne – Burwood Campus, Victoria – Australia

Possui doutorado pela Royal Melb Inst. of Technology (2002). Atualmente é Professor Associado de Adaptação às Mudanças Climáticas no Centre for Regional and Rural Futures da Deakin University. Victoria – Australia 

Victor Sposito, Deakin University / Melbourne – Câmpus Burwood, Victoria – Austrália

É Engenheiro Civil, possui MPhil em Planejamento Regional e Design Urbano pela University of Edinburgh e MSc em Engenharia Civil pela The Univ. of Texas at Austin. Atualmente é Professor Honorário de Planejamento Espacial Estratégico na Deakin University (Centre for Regional and Rural Futures), Austrália, e na ORT Universidad, Uruguai. Victoria – Australia 

Referências

Australia. Department of Climate Change, Energy, the Environment and Water. (2022a, 9 December). National water policy. https://www.dcceew.gov.au/water/policy/policy

Australia. Department of Climate Change, Energy, the Environment and Water. (2021, 03 October). Outback Australia - the rangelands. https://www.dcceew.gov.au/environment/land/rangelands

Australia. Department of Climate Change, Energy, the Environment and Water. (2022b, 11 October). Australian water markets. https://www.dcceew.gov.au/water/policy/markets

Australian National Audit Office. Department of Sustainability, Environment, Water, Population and Communities. Commonwealth Environmental Water Holder. (2011). Restoring the Balance in the Murray-Darling Basin. Audit Report No.27 2010–11. ISSN 1036–7632. Commonwealth of Australia.

Barbosa, M. C., Mushtaq, S., & Alam, K. (2017). Integrated water resources management: Are river basin committees in Brazil enabling effective stakeholder interaction? Environmental Science and Policy, 76, pp. 1–11.

Bowen, G. A. (2009). Document Analysis as a Qualitative Research Method. Qualitative Research Journal, 9(2), 27 – 40. http://dx.doi.org/10.3316/QRJ0902027

Bureau of Meteorology. (2015, April). Recent rainfall, drought, and southern Australia's long-term rainfall decline. http://www.bom.gov.au/climate/updates/articles/a010-southern-rainfall-decline.html

Bureau of Meteorology. (2020). National performance report 2018–19: urban water utilities, part A. Bureau of Meteorology. http://www.bom.gov.au/water/npr/docs/2018-19/National_Performance_Report_2018-19_urban_water_utilities_updated.pdf

Cardoso, M. L. M. (2003). A Democracia das Águas na sua Prática: O caso dos Comitês de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais [Doctoral Dissertation, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Busca Integrada UFRJ.

Carvalho Júnior, M. R. (2007). O Interesse popular na gestão dos recursos hídricos sob a ótica do desenvolvimento sustentável: o caso da bacia do rio Belém em Curitiba – PR [Master’s Thesis, Pontifícia Universidade Católica do Paraná]. PUCPR Repository.

Carvalho, D. M., & van Tulder, R. (2022, 27 May). Water and Sanitation as a Wicked Governance Problem in Brazil: An Institutional Approach. Frontiers in Water, 4, 1-20. https://doi.org/10.3389/frwa.2022.781638

Commonwealth of Australia. (2015). Our North, Our Future: White Paper on Developing Northern Australia. https://www.infrastructure.gov.au/sites/default/files/documents/nawp-fullreport.docx

Costa, M. L. M., Silva, T. C., & Limeira, M. C. M. (2021). Investigação sobre as relações interinstitucionais e interdisciplinares para o planejamento integrado de recursos hídricos na bacia hidrográfica do Rio Gramame, Brasil. Eng. Sanit. Ambient., 26(2), 291-299. https://doi.org/10.1590/S1413-415220190119

Delany-Crowe, T., Marinova, D., Fisher, M., Mcgreevy, M., & Baum, F. (2019). Australian policies on water management and climate change: are they supporting the sustainable development goals and improved health and well-being? Globalization and Health, 15(68), 1-15. https://doi.org/10.1186/s12992-019-0509-3

Doolan, J., & Hart, B. T. (2017). Water resource policy, planning, and management in Australia—an overview. In Doolan, j.; Hart, b. T. (Eds.), Decision Making in Water Resources Policy and Management: An Australian Perspective (pp. 3-19). Springer. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-810523-8.00002-1

Evans, P. (1993). O Estado como problema e solução. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, 28-29, 107-157. https://doi.org/10.1590/S0102-64451993000100006

Fracalanza, A. P., Jacob, A. M., & Eça, R. F. (2013). Environmental justice and water resources governance practices: re-introducing issues of equality to the agenda. Ambiente & Sociedade, 16(1), 19-36.

Hannam, P. (2015, 13 May). Parched NSW seeks help as National Water Commission axed. The Sidney Morning Herald. https://www.smh.com.au/environment/parched-nsw-seeks-help-as-national-water-commission-axed-20150513-gh0ork.html

Hodgson, G. M. (2006). What Are Institutions? Journal of Economic Issues, XL(1),1-25. https://doi.org/10.1080/00213624.2006.11506879

Holley, C., & Sinclair, Darren (Orgs.). (2018). Reforming Water Law and Governance. From Stagnation to Innovation in Australia. 1 ed. Springer Nature Singapore Pte Ltd. https://doi.org/10.1007/978-981-10-8977-0

Horne, J. (2017, 15 December). Political commitment to the Basin Plan is long overdue. Asia & the Pacific Policy Society. http://www.policyforum.net/low-water-mark-murray-darling-basin/

Horne, J., & Grafton, R. Q. (2019) The Australian water markets story: Incremental transformation. Luetjens, J., Mintrom, M., & Hart, P. (Eds.), Successful Public Policy: Lessons from Australia and New Zealand (chap. 7). ANU Press. https://www.jstor.org/stable/j.ctvh4zj6k

Jackson, S. E., Tan, P., & Altman, J. (2009, March) Indigenous freshwater planning forum: Proceedings, outcomes, and recommendations. Australian Government.

Jacobi, P. R. (2005) Comitês de Bacias Hidrográficas: o que está em jogo na gestão compartilhada e participativa. Dowbor, L., & Tagnin, R. A. (Org.). Administrando a água como se fosse importante: Gestão ambiental e sustentabilidade. São Paulo: Ed. Senac São Paulo

Krysanova, V., Dickens, C., Timmerman, J., Varela-Ortega, C., Schlüter, M.,·Roest, K., Huntjens, P.,·Jaspers, F., Buiteveld, H., Moreno, E., Carrera, J. P., Slámová, R., Martínková, M., Blanco, I., Esteve, P., Pringle, K. Pahl-Wostl, C., &·Kabat, P. (2010). Cross-Comparison of Climate Change Adaptation Strategies Across Large River Basins in Europe, Africa and Asia. Water Resour Manage, 24, 4121–4160. https://doi.org/10.1007/s11269-010-9650-8

Lindsay, B. (2018). Public Participation in Water Resources Management in Australia: Procedure and Possibilities. Holley, C., & Sinclair, D. (Orgs.). Reforming Water Law and Governance: From Stagnation to Innovation in Australia. 1 ed. Springer Nature Singapore Pte Ltd. https://doi.org/10.1007/978-981-10-8977-0

Malheiros, T. F., Prota, M. G., Rincón, M., & Perez, A. (2013). Participação comunitária e implementação dos instrumentos de gestão da água em bacias hidrográficas. Revista Ambiente & Água, 8(1), 98-118. https://doi.org/10.4136/ambi-agua.970

Matthews, K. (2017, December). Independent investigation into NSW water management and compliance – Final Report. NSW Department of Industry. http://www.industry.nsw.gov.au/__data/assets/pdf_file/0019/131905/Matthews-final-report-NSW-water-management-and-compliance.pdf

Mesquita, L. F. G. (2018) Os comitês de bacias hidrográficas e o gerenciamento integrado na Política Nacional de Recursos Hídricos. Desenvolvimento e Meio Ambiente, 45, 56-80. https://doi.org/10.5380/dma.v45i0.47280

Murray‒Darling Basin Authority (2017). The Murray–Darling Basin Water Compliance Review. MDBA publication. https://www.mdba.gov.au/sites/default/files/pubs/MDB-Compliance-Review-Final-Report.pdf

Mylopoulos, Y., Kolokytha, E., Kampragou, E. , & Vagiona, D. (2008). A Combined Methodology for Transboundary River Basin Management in Europe. Application in The Nestos–Mesta Catchment Area. Water Resour Manage, 22, 1101–1112. https://doi.org/10.1007/s11269-007-9214-8

National Water Resources and Basic Sanitation Agency. (2016). Lei das Águas. Módulo 3: Instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos. http://dspace.agencia.gov.br:8080/conhecerhana/3202

National Water Resources and Basic Sanitation Agency. (2022). Dados Abertos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Dados Abertos para a Gestão de Recursos Hídricos. https://dadosabertos.ana.gov.br/

Organisation for Economic Co-operation and Development. (2015). Water Resources Governance in Brazil. OECD Studies on Water, OECD Publishing. http://dx.doi.org/10.1787/9789264238121-en

Parliament of Australia. (2014, 25 Nov.). National Water Commission (Abolition) Bill 2014. Bills Digest no. 54 2014–15. https://www.aph.gov.au/Parliamentary_Business/Bills_Legislation/bd/bd1415a/15bd054

Rother, E. T. (2007). Systematic Literature Review X Narrative Review [Editorial]. Acta Paul Enferm., 20(2), vii. https://doi.org/10.1590/S0103-21002007000200001

Sousa Júnior, W., Baldwin, C., Camkin, J., Fidelman, P., Silva, O. S., Neto, S., & Smith, T. F. (2016). Water: Drought, Crisis, and Governance in Australia and Brazil. Water, 8(11), 493, 1-21. https://doi.org/10.3390/w8110493

Sousa Júnior, Wilson Cabral. (2004). Gestão das águas no Brasil: reflexões, diagnósticos e desafios. Instituto internacional de Educação do Brasil. São Paulo: Peirópolis.

South Australia. Department for Environment and Water. (2022). Legislation, agreements and policy. https://www.environment.sa.gov.au/topics/water/water-legislation-agreements-policy

State Water and Land Institute (2022). Legislação. https://www.iat.pr.gov.br/Pagina/Legislacao

Trindade, L. L., & Scheibe, L. F. (2019). Water management: constraints to and contributions of Brazilian watershed management committees. Ambiente & Sociedade, 22, 1-20. https://doi.org/10.1590/1809-4422asoc20160267r2vu2019L2AO

United Nations Development Programme. (2024). Breaking the gridlock: Reimagining cooperation in a polarized world. The 2023/2024 Human Development Report. UNDP: New York, USA. https://hdr.undp.org/system/files/documents/global-report-document/hdr2023-24reporten.pdf

United Nations Water (2022). SDG Data Portal. https://sdg6data.org/en/snapshots?country=#demo-wrapper

Vic Catchments. (2022). Our CMA Regions. https://viccatchments.com.au/about-us/our-cma-regions/

Publicado

06.01.2025

Como Citar

Accioly, N. S., Bollmann, H. A., Faggian, R., & Sposito, V. (2025). O cenário político-institucional brasileiro e australiano relacionado à gestão das águas. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 14(1), e25216. https://doi.org/10.5585/2025.25216

Edição

Seção

Artigos
Métricas
  • Resumo 317
  • pdf (English) 114
  • pdf 144