Inclusão de Práticas Ambientais nas Auditorias Realizadas no Âmbito de uma Instituição Federal de Educação

Autores

  • Lilian Campagnin Luiz Universidade Federal de Santa Catarina e Instituto Federal Catarinense
  • Luiz Alberton Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fabricia Silva da Rosa Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Elisete Dahmer Pfitscher Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v3i2.102

Palavras-chave:

Auditoria Ambiental, Controle Interno, Controle Externo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar a realização de auditorias ambientais em uma instituição federal de educação. Como objetivos específicos, se busca: verificar os controles ambientais realizados na instituição; averiguar as auditorias ambientais realizadas na instituição; elaborar um rol contendo os principais fatores ambientais passíveis de acompanhamento na instituição. A pesquisa tem objetivo descritivo, utilizando procedimentos de revisão bibliográfica, documental e estudo de caso. O instrumento da pesquisa é a pesquisa documental ou de fontes primárias para abordar o problema qualitativamente e a amostra do estudo é uma instituição federal de educação profissional e tecnológica. A análise temporal compreende os exercícios de 2011, 2012 e 2013. Com base no plano anual de atividades da auditoria interna (PAINT) e no relatório anual de atividades da auditoria interna (RAINT), verificou-se que a instituição não realizou nenhuma auditoria ambiental no período investigado. Em relação aos controles ambientais, por força de lei, as instituições públicas federais têm a obrigatoriedade de implementar o plano de logística sustentável (PLS) e divulgá-lo no site institucional. Ainda assim, constatou-se sua ausência, impossibilitando afirmar que a instituição realiza controle interno ambiental. Foi constatada apenas uma autoavaliação no relatório de gestão institucional, no qual um dos tópicos contempla informações relativas a licitações sustentáveis, campanhas de conscientização e separação de resíduos. Diante da ausência de controles e auditorias ambientais evidenciadas, foi elaborado um rol contendo os principais fatores passíveis de acompanhamento na realização de auditorias ambientais em instituições públicas de educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Campagnin Luiz, Universidade Federal de Santa Catarina e Instituto Federal Catarinense

Possui Graduação em Ciência Contábeis pela Universidade da Região de Joinville (2007); Especialização em Administração Financeira pelo Centro Universitário Franciscano do Paraná – UNIFAE (2009); e atualmente é Mestranda no curso de Pós-graduação em Contabilidade na Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou por um período de cinco anos no setor contábil de empresas privadas, e atualmente é Contadora no Instituto Federal Catarinense.

Luiz Alberton, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná (1994), graduação em Licenciatura Plena Para Professores de Formação Especial para Cursos de Ensino de 2º. Grau pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1994), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Formou-se Gerente e Auditor Externo da Qualidade pela DGQ (Alemanha, 1998)Atualmente é associado II da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenador do Núcleo de Estudos em Auditoria do Departamento de Ciências Contábeis da UFSC. Conselheiro Suplente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de: Contabilidade; Administração, Planejamento, Auditorias, Sistemas de Controles Interno, Governança Púbica, auditorias de sistemas certificáveis (Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social) e custos. Na UTFPR exerceu as funções de Chefe da Divisão de Contabilidade e Assistente do Coordenador de Orçamento, Finanças e RH. Na UFSC exerceu as funções de Coordenador de Curso de Ciências Contábeis, Chefe de Departamento de Ciências Contábeis, Secretário de Planejamento e Finanças e Proreitor de Planejamento e Orçamento da UFSC (2012).

Fabricia Silva da Rosa, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Professora do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Pós-doutorado em Contabilidade, Doutorado e Mestrado em Engenharia de produção, e Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutorado Sanduíche em Contabilidad- Universidad de Valéncia na Espanha. Tem experiência na áreas de Contabilidade Gerencial e Ensino da Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Evidenciação e Contabilidade Ambiental, Avaliação de Desempenho, Contabilidade Gerencial e Custos.

Elisete Dahmer Pfitscher, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Santa Rosa (1983), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina , atuando principalmente nos seguintes temas: benchmarking educacional, ensino e pesquisa em contabilidade, gestão ambiental, sustentabilidade, responsabilidade social e SICOGEA além de ser avaliadora de diversos periódicos e eventos científicos das áreas de Contabilidade e Administração.

Downloads

Publicado

01.08.2014

Como Citar

Luiz, L. C., Alberton, L., Rosa, F. S. da, & Pfitscher, E. D. (2014). Inclusão de Práticas Ambientais nas Auditorias Realizadas no Âmbito de uma Instituição Federal de Educação. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 3(2), 92–112. https://doi.org/10.5585/geas.v3i2.102

Edição

Seção

Artigos