A Sustentabilidade Urbana sob a Ótica da Construção Civil: Um Estudo nas Empresas Construtoras de Campina Grande-PB

Autores

  • Arlan Teodódio Macêdo Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria de Fatima Martins Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v4i1.183

Palavras-chave:

Sustentabilidade Urbana, Indicadores, Construção Civil

Resumo

A sustentabilidade urbana envolve aspectos presentes nas cidades que evidenciam as condições desses espaços, a partir da busca pelo equilíbrio entre o espaço natural e o espaço construído e suas diversas relações de interdependência. O setor da construção civil como um agente atuante de forma ativa nos espaços urbanos é propulsor de impactos que podem interferir na qualidade das cidades. Nessa perspectiva, o presente artigo objetiva analisar os aspectos da sustentabilidade urbana na perspectiva das empresas construtoras em Campina Grande-PB. A metodologia é de natureza exploratória e descritiva, com uma análise de abordagem quantitativa e qualitativa a partir de dados foram coletados por um formulário elaborado com base nas três matrizes de Acselrad (2009), que contou com a proposição de um conjunto de indicadores de sustentabilidade urbana adequados ao setor da construção civil. Foram entrevistados o proprietário, o engenheiro ou o gestor, que atribuíram notas para representar a percepção das empresas sobre a aplicabilidade dos indicadores ou aspectos da sustentabilidade urbana em suas atividades. Os resultados mostram que o setor da construção civil de Campina Grande-PB, na perspectiva das empresas construtoras, demonstra ter incorporado alguns aspectos da sustentabilidade urbana, mas ainda se vale de ações isoladas e pontuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fatima Martins, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Professora do Curso de Administração da Universidade Federal de Campina Grande(UFCG). Doutora em Recursos Naturais (UFCG), Mestre em Engenharia de Produção (UFPB), Especialista em Marketing(UEPB). Graduada em Administração de Empresas e Administração Pública (UFCG) e graduada em Comunicação Social-jornalismo (UEPB). Coordenadora do GEPIS (Grupo de Estudos e Pesquisas em Indicadores de Sustentabilidade).

Downloads

Publicado

01.04.2015

Como Citar

Macêdo, A. T., & Martins, M. de F. (2015). A Sustentabilidade Urbana sob a Ótica da Construção Civil: Um Estudo nas Empresas Construtoras de Campina Grande-PB. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 4(1), 139–157. https://doi.org/10.5585/geas.v4i1.183

Edição

Seção

Artigos