Processo de Mudança para uma Orientação Sustentável: Análise das Capacidades Adaptativas de Três Empresas Construtoras de Santa Maria-RS

Autores

  • Maísa Gomide Teixeira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • João Fernando Zamberlam Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ
  • Maríndia Brachak dos Santos Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Clandia Maffini Gomes Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v5i1.223

Palavras-chave:

Empreendimento sustentável. Capacidade de aprendizagem. Iniciativa de mudança. Construção civil.

Resumo

A raiz do pensamento em torno da sustentabilidade reside em tentar mudar a mentalidade das pessoas para uma concepção diferente de vida. Nesse propósito, as empresas desempenham um importante papel. Porém, a orientação sustentável que está baseada em uma proposta ampla ainda está sendo incipientemente implantada nas empresas. O setor de construção civil, devido a um histórico perverso no tocante aos impactos no meio ambiente e à periculosidade de suas atividades aos trabalhadores, tem sido muito visado pelo controle governamental. Dessa forma, o presente estudo endereça a questão de mudança em organizações investigando como empresas construtoras estão promovendo a transição para uma orientação sustentável. Reporta-se a esse objetivo por meio da análise do modelo de Zollo, Cennamo e Neumann (2013) em três empresas construtoras de Santa Maria-RS. A análise dos dados recorre à técnica de análise de conteúdo de modo a ressaltar as particularidades das iniciativas sustentáveis praticadas nas empresas. Pode-se constatar a aplicabilidade desse modelo, por focar não apenas elementos mais superficiais de mudança, mas, também, esforços para atingir os elementos mais sutis, tácitos e fundamentais. Os achados do estudo são apresentados em termos das capacidades adaptativas que indicam desejos genuínos de assumir processos de mudança. Discutem-se as principais dificuldades enfrentadas pelas empresas e identifica-se o principal foco das atividades em relação às três dimensões da sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maísa Gomide Teixeira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora visitante da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Seus interesses de pesquisa são relativos aos diversos temas em Estudos organizacionais, Teoria institucional e Agronegócios, englobando tópicos de mudança organizacional, processos decisórios, governança corporativa e sustentabilidade.

Maríndia Brachak dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Especialista em Contabilidade e Controladoria - UNOCHAPECÓ Mestranda em Administração pelo PPGA/UFSM

Clandia Maffini Gomes, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM, Coordenadora Operacional do Curso de Doutorado Interinstitucional em Administração da FEA/USP em convênio com a Universidade Federal de Santa Maria e a UNIPAMPA (DINTER/CAPES), Pesquisadora Bolsista de Produtividade (PQ2/CNPq).Tem experiência na área de Administração, com ênfase em: Estratégia em Organizações, Gestão da Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Sustentável.

Downloads

Publicado

01.04.2016

Como Citar

Teixeira, M. G., Zamberlam, J. F., dos Santos, M. B., & Gomes, C. M. (2016). Processo de Mudança para uma Orientação Sustentável: Análise das Capacidades Adaptativas de Três Empresas Construtoras de Santa Maria-RS. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 5(1), 45–60. https://doi.org/10.5585/geas.v5i1.223

Edição

Seção

Artigos