Projeto de machine learning: compreensão da hospitalidade como diferencial competitivo na gestão de restaurantes

Paulo Sergio Gonçalves de Oliveira, Thais Goldbard Yoshiura, Carlos Alberto Alves

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar o desenvolvimento de um projeto de Machine Learning para prever a classificação do cliente em relação ao restaurante, possibilitando dessa forma a utilização da Hospitalidade como um diferencial competitivo. Para atingir o objetivo foi desenvolvido um projeto de Machine Learning, o qual envolveu o desenvolvimento de um script na linguagem R, que possibilita a análise e aplicação em Restaurantes, de forma a apoiar os gestores na tomada de decisões e eventuais ações de mitigação dos problemas. De forma a capturar a experiência dos especialistas, um modelo foi desenvolvido por meio da aplicação do algoritmo Naïve Bayes, o qual foi treinando utilizando dados obtidos do Site TripAdvisor, atingindo uma taxa de acerto de cerca de 84% com os dados de teste. Esse valor é aceitável para novas análises com dados oriundos das opiniões dos clientes, demonstrando dessa forma que o projeto atingiu o seu objetivo.


Palavras-chave


Projeto de Software; Naïve Bayes; Machine Learning; Hospitalidade na Competitividade de Serviços; Gestão em Alimentos e Bebidas

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DOI: https://doi.org/10.5585/gep.v11i3.18748

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