Projeto de machine learning: compreensão da hospitalidade como diferencial competitivo na gestão de restaurantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v11i3.18748

Palavras-chave:

Projeto de Software, Naïve Bayes, Machine Learning, Hospitalidade na Competitividade de Serviços, Gestão em Alimentos e Bebidas

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o desenvolvimento de um projeto de Machine Learning para prever a classificação do cliente em relação ao restaurante, possibilitando dessa forma a utilização da Hospitalidade como um diferencial competitivo. Para atingir o objetivo foi desenvolvido um projeto de Machine Learning, o qual envolveu o desenvolvimento de um script na linguagem R, que possibilita a análise e aplicação em Restaurantes, de forma a apoiar os gestores na tomada de decisões e eventuais ações de mitigação dos problemas. De forma a capturar a experiência dos especialistas, um modelo foi desenvolvido por meio da aplicação do algoritmo Naïve Bayes, o qual foi treinando utilizando dados obtidos do Site TripAdvisor, atingindo uma taxa de acerto de cerca de 84% com os dados de teste. Esse valor é aceitável para novas análises com dados oriundos das opiniões dos clientes, demonstrando dessa forma que o projeto atingiu o seu objetivo.

Biografia do Autor

Paulo Sergio Gonçalves de Oliveira, Universidade Anhembi Morumbi

Professor do Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade (Mestrado e Doutorado)
Professor do Mestrado Profissional em Gestão de Alimentos e Bebidas

Thais Goldbard Yoshiura, Centro Universitário Senac, Centro Universitário Senac - SP, Instituto Gastronômico das Américas, Universidade Anhanguera, Universidade Anhembi Morumbi

Mestranda em Hospitalidade na Universidade Anhembi Morumbi

Professora de Gastronomia na Universidade Anhanguera

 

Carlos Alberto Alves, Universidade Anhembi Morumbi

Professor do Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade (Mestrado e Doutorado)
Professor do Mestrado Profissional em Gestão de Alimentos e Bebidas

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Publicado

2020-12-17

Como Citar

Oliveira, P. S. G. de, Yoshiura, T. G., & Alves, C. A. (2020). Projeto de machine learning: compreensão da hospitalidade como diferencial competitivo na gestão de restaurantes. Revista De Gestão E Projetos, 11(3), 26–45. https://doi.org/10.5585/gep.v11i3.18748

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