Competências do gerente de projetos associadas ao sucesso dos projetos no setor público

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v14i2.23651

Palavras-chave:

Competências, Setor público, Projeto, Gestor de projeto, Gerenciamento, Gerente

Resumo

Embora o gerenciamento de projetos seja amplamente utilizado no setor público, muitos projetos ainda falham mesmo quando ferramentas e práticas de gerenciamento de projetos são empregadas. Vários estudos mostram que o sucesso de um projeto depende em parte das competências do gerente de projeto; no entanto, há pouca pesquisa empírica sobre esse assunto no setor público. Este estudo tem como objetivo analisar as características significativas ligadas às competências do gerente de projetos do setor público e traçar um perfil das características dessas competências profissionais que podem levar ao sucesso dos projetos. Por meio de pesquisa empírica realizada com 77 gerentes de projetos de 32 organizações públicas no Brasil, este estudo examinou a relação entre as competências dos gerentes de projetos e a probabilidade de sucesso dos projetos. Usando análise fatorial e regressão logística, foram analisados fatores como tempo, custo, qualidade e escopo para determinar sua relação com a probabilidade de sucesso dos projetos. Os resultados destacam a importância do conhecimento em gerenciamento de projetos, habilidades de comunicação, atitudes relacionadas à motivação, confiança e inteligência emocional e a maioria das características que definem os gerentes de projetos no setor público. O tempo de serviço do funcionário foi o único fator que impactou negativamente os resultados do projeto. Este estudo contribui para o conhecimento atual das competências dos gerentes de projetos do setor público, mostrando as principais características que um gerente de projetos de sucesso precisa ter e pode ajudar a direcionar esforços na seleção de um profissional mais adequado, contribuindo para a redução da rotatividade da força de trabalho e a consequente perda de conhecimento da organização.

Biografia do Autor

Ralf Luis de Moura, Universidade Federal do Espirito Santo

Possui graduação em Ciência da Computação , pós-graduação em Desenvolvimento de Sistemas em Java (UFES) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é doutorando em Administração na UFES, gerente de projetos de tecnologia na Vale S.A. e professor dos cursos superiores de Engenharia Elétrica, de Computação e de Controle e Automação, Sistemas de Informação e Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Jogos Digitais nas Faculdades Integradas Espirito Santenses. Tem mais de 20 anos de experiência nas áreas de Eletrônica, Automação, Computação e Administração, atuando nas seguintes áreas: Eletrônica Industrial, Instrumentação e Automação, Redes de Computadores, Redes Industriais, Desenvolvimento de Softwares, Infraestrutura de TI, Computação em Nuvem, Governança de TI e Gerenciamento de Projetos. Possui várias certificações nas áreas técnicas e de gestão.

Susileia dos Santos Lima, Universidade de Vila Velha - UVV

Doutoranda em Administração pela FGV, mestre em tecnologia da informação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Especialista em Engenharia da Informação e Tecnologia C #. Tem mais de 30 anos de experiência no mercado de desenvolvimento de sistemas e fábrica de software, atuando em comandos de equipe, testes de sistemas, gestão de projetos e análise de sistemas. Atualmente coordena os cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência de Dados na Universidade Vila Velha.

Referências

Abraham, S.E., Karns, L.A., Shaw, K. and Mena, M.A. (2001), Managerial competencies and the managerial performance appraisal process, Journal of Management Development, 20(10), pp.842-852. doi: https://doi.org/0.1108/02621710110410842.

Alvarenga, J. C., Branco, R. R., Guedes, A. L. A., Soares, C. A. P., & e Silva, W. D. S. (2019). The project manager core competencies to project success. International Journal of Managing Projects in Business. doi: https://doi.org/10.1108/IJMPB-12-2018-0274.

Andrade, R. O. B. D., Boas, A. A. V., Oliviera, E. R., & Vieira, C. B. (2011). Motivação na Administração Pública: considerações teóricas sobre a aplicabilidade dos pressupostos das teorias motivacionais na esfera pública. Revista ADMpg Gestão Estratégica, 4(1).

Barcaui, A. B. (2012). PMO-Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na prática. Rio de Janeiro: Brasport.

Bredin, K., & Söderlund, J. (2013). Project managers and career models: An exploratory comparative study. International journal of project management, 31(6), 889-902. doi: https://doi.org/10.1016/j.ijproman.2012.11.010.

Brill, J. M., Bishop, M. J., & Walker, A. E. (2006). The competencies and characteristics required of an effective project manager: A web-based Delphi study. Educational technology research and development, 54, 115-140. doi: https://doi.org/10.1007/s11423-006-8251-y.

CBO. (2023). Classificação brasileira de ocupações. Available in: www.mtecbo.gov.br Access: 2 march. 2023.

Coelho J. R., T. D. P. Competência do trabalhador industrial na modernidade reflexiva: um estudo de caso em uma siderúrgica. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2003.

Cooke-Davies, T. (2002). The "real" success factors on projects. International journal of project management, 20(3), 185-190. doi: https://doi.org/10.1016/S0263-7863(01)00067-9.

Crawford, L. (2000), Profiling the competent project manager, In Proceedings of PMI Research Conference (pp. 3-15). Newton Square, PA: Project Management Institute.

Creswell, J. W. (2010). Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3 e.d. – Porto Alegre: Artmed.

De Wit, A. (1988). Measurement of project success. International journal of project management, 6(3), 164-170.

Denhardt, R. B.; Catlaw, T. J. Teorias da administração pública. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2017.

Durand, T. (2006). The alchemy of competence. Revue Française de Gestion, 160, 261– 292.

Edum-Fotwe, F. T., & McCaffer, R. (2000). Developing project management competency: perspectives from the construction industry. International journal of project management, 18(2), 111-124. doi: https://doi.org/10.1016/S0263-7863(98)90075-8.

El-Sabaa, S. (2001). The skills and career path of an effective project manager. International journal of project management, 19(1), 1-7. doi: https://doi.org/10.1016/S0263-7863(99)00034-4.

Fávero, L. P., Belfiore, P.; Silva, F. L., Chan, B. L. (2009). Análise de dados – Modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier.

Fisher, E. (2011). What practitioners consider to be the skills and behaviours of an effective people project manager. International journal of project management, 29(8), 994-1002. doi: https://doi.org/10.1016/j.ijproman.2010.09.002.

Freeman, M., & Beale, P. (1992). Measuring project success. Project Management Institute. 23 (1), 8–17. doi: https://doi.org/10.1016/j.ijproman.2010.09.002.

Freiling, J. (2004). A Competence-based Theory of the Firm. Management revue, 27-52.

Furtado, M. A. P., Fortunato, G., & Teixeira, A. (2011). A percepção dos gestores da área pública sob a política de gerenciamento de projetos. Sistemas & Gestão, 6(2), 167-183. doi: https://doi.org/10.7177/sg.2011.v6.n2.a6.

Gil, A. C. (2008). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.

Hondeghem, A., Horton, S., & Scheepers, S. (2006). Modelos de gestão por competências na Europa. Revista do Serviço Público. 57(2), 241–258.

Hyväri, I. (2006). Success of projects in different organizational conditions. Project management journal, 37(4), 31-41.

Ika, L. A. (2009). Project success as a topic in project management journals. Project management journal, 40(4), 6-19. doi: https://doi.org/10.1002/pmj.20137.

Kerzner, H. (2017). Project management: a systems approach to planning, scheduling, and controlling. John Wiley & Sons.

Kerzner, H. (2020) Gestão de projetos: as melhores práticas. 4. ed. Porto Alegre: Bookman.

Lampel, J. (2001). The core competencies of effective project execution: the challenge of diversity. International Journal of Project Management, 19(8), 471-483. https://doi.org/10.1016/S0263-7863(01)00042-4.

Le boterf, G. (2003). Desenvolvendo a competência dos profissionais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed.

Lundy, V. (2013). Project leadership influences resistance to change: The case of the Canadian public service. Project Management Journal, 44(4), 45-64. https://doi.org/10.1002/pmj.21355.

Luţaş, M., Nistor, R., Radu, M., & Beleiu, I. (2020). Perceptions regarding the profile of an ideal project manager. Amfiteatru economic, 22(54), 608-622.

Mahura, A., & Birollo, G. (2021). Organizational practices that enable and disable knowledge transfer: The case of a public sector project-based organization. International Journal of Project Management, 39(3), 270-281. https://doi.org/10.1016/j.ijproman.2020.12.002.

Moradi, S., Kähkönen, K., & Aaltonen, K. (2020). Comparison of research and industry views on project managers' competencies. International journal of managing projects in business, 13(3), 543-572.

Moura, R. L. (2017). Projetos em Parcerias Intersetoriais: Uma análise sobre riscos e problemas. Revista de Administração, Sociedade e Inovação, 3(1), 5-23. https://doi.org/10.20401/rasi.3.1.121.

Moura, R. L. D., Carneiro, T. C. J., & Diniz, B. D. (2017). Influence of the project manager's personal characteristics on project performance. Gestão & Produção, 25, 751-763. https://doi.org/10.1590/0104-530X3595-16.

Moura, R. L., Carneiro, T. C. J., & de Oliveira, M. P. V. (2020). Unveiling the core competencies of the successful project manager through the application of multiobjective. Revista Gestão & Tecnologia, 20(3), 07-34. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2020.v20i3.1956.

Müller, R., & Turner, J. R. (2007). Matching the project manager's leadership style to project type. International journal of project management, 25(1), 21-32.

O'Brochta, M. (2002, October). Project success: what are the criteria and whose opinion counts. In Proceedings of the Project Management Institute Annual Seminars and Symposiums. San Antonio: PMI.

Papke-Shields, K. E., Beise, C., & Quan, J. (2010). Do project managers practice what they preach, and does it matter to project success? International journal of project management, 28(7), 650-662.

Pinto, J. K. (2000). Understanding the role of politics in successful project management. International Journal of Project Management, 18(2), 85-91.

Pires, A. K., Prata, C. F., Santos, D. M. D., Brandão, H. P., Moraes, H., Carvalho, I. M. D., Dantas, V. C. (2005). Gestão por competências em organizações de governo.

PMI. (2018). Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. Guia PMBoK. 6. ed. Newtown Square: Project Management Institute, Inc.

PMSurvey.org. PM Survey - a global initiative of PMI chapters (2014 edition). Avaiable in: http://pmsurvey.org Acess: 2 may. 2022.

Pollack, J., Helm, J., & Adler, D. (2018). What is the Iron Triangle, and how has it changed?. International journal of managing projects in business, 11(2), 527-547.

Prado, D., & Archibald, R. D. (2009). Maturidade Brasil 2008: pesquisa sobre maturidade em gerenciamento de projetos. Versão completa.

Project Management Institute. (2017), "Project Manager Competency Framework (PMCD.3)", Project Management Institute.

Sanchez, R. (2004). Understanding competence-based management: Identifying and managing five modes of competence. Journal of Business research, 57(5), 518-532.

Santos, c. d. s., & Costa, C. C. M. (2013). Gerenciamento de projetos na administração pública. XXXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Salvador.

Stuckenbruck, L. C., & Zomorrodian, A. (1987). Project management: the promise for developing countries. International Journal of Project Management, 5(3), 167-175.

Takey, S. M., & de Carvalho, M. M. (2015). Competency mapping in project management: An action research study in an engineering company. International Journal of Project Management, 33(4), 784-796.

Thomas, J., & Mengel, T. (2008). Preparing project managers to deal with complexity–Advanced project management education. International journal of project management, 26(3), 304-315.

Varajão, J., Magalhães, L., Freitas, L., & Rocha, P. (2022). Success management–from theory to practice. International Journal of Project Management, 40(5), 481-498.

Vargas, R. V. (2005). Gerenciamento de Projetos, estabelecendo diferenciais competitivos. 6. ed. Rio de Janeiro: Brasport.

Volden, G. H., & Welde, M. (2022). Public project success? Measuring the nuances of success through ex post evaluation. International Journal of Project Management, 40(6), 703-714.

Wirick, D. (2011). Public-sector project management: meeting the challenges and achieving results. John Wiley & Sons.

Zarifian, P. (2001). Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas.

Downloads

Publicado

2023-08-01

Como Citar

Lemos Dias, T., Silva Oliveira, B., Janes Carneiro, T. C., de Moura, R. L., & dos Santos Lima, S. (2023). Competências do gerente de projetos associadas ao sucesso dos projetos no setor público. Revista De Gestão E Projetos, 14(2), 31–54. https://doi.org/10.5585/gep.v14i2.23651

Edição

Seção

Artigos