Gerenciamento do Escopo em Projetos Originados por Meio de Licitação

Autores

  • Alexandre Golin Krammes

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v4i3.150

Palavras-chave:

Licitação. Gerenciamento de Projetos. Estado. Termo de Referência. Projeto Básico.

Resumo

A licitação, procedimento administrativo voltado para a aquisição de serviços e bens pelo Estado, é um tema relevante para gestores públicos, fornecedores de serviços e bens e para a sociedade em geral. O presente artigo tem como objetivo analisar o “projeto básico” ou “termo de referência”, elementos fundamentais de um edital de licitação, como instrumentos para o gerenciamento do escopo na gestão de projetos, principalmente na definição e controle do escopo. Além de trazer conceitos gerais e regulamentos sobre o tema licitação, o texto pretende esclarecer quais os objetivos e qual a importância do “projeto básico” ou do “termo de referência”, buscando mostrar até que ponto a adequada delineação do serviço ou compra pretendido por órgão da Administração Pública, ainda na fase do edital, pode contribuir para a gestão do projeto. O texto abrange o estudo dos instrumentos de definição do objeto a ser licitado desde a elaboração do edital da licitação, até a conseqüente contratação do vencedor. O trabalho é baseado principalmente em pesquisas bibliográficas sobre o tema em livros, artigos e repositórios de jurisprudência.

DOI:10.5585/gep.v4i3.150

Biografia do Autor

Alexandre Golin Krammes

Graduado em Direito e Mestre em Gestão do Conhecimento pela UFSC, Consultor de Produto do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), Autor do livro “Workflow em Processos Judiciais Eletrônicos” (LTr, 2010).

Referências

Brasil a. Constituição Federal da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituiçao .htm. Acesso em 26 de outubro de 2010.

Brasil b. Lei n. 8.666/93 - Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L8666cons.htm. Acesso em 08 de outubro de 2010.

Brasil c. Decreto n. 3.555/00 - Aprova o Regulamento para a modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/ D3555.htm . Acesso em 10 de outubro de 2010.

Figueiredo, Lúcia Valle. Direitos dos Licitantes. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1981.

Gasparini, Diógenes. Pregão Presencial e Eletrônico. Belo Horizonte: Editora Fórum, 2009.

Gomes, Genildo. Termo de Referência: o corpo da licitação. Disponível em: http://professorgenildo.blogspot.com/2009/03/dicas-para-elaboracao-do-termo-de_1050.html . Acesso em 04 de outubro de 2010.

Gomes, Wilmar. Gerenciamento PMBOK para preparo de licitações e análise técnica e econômica de projetos. Disponível em: http://www.pmkb.com.br/artigos-mainmenu-25/139-gerenciamento-pmbok-para-preparo-de-licitas-e-anse-tica-e-econa-de-projetos.html. Acesso em 04 de outubro de 2010.

Heldman, Kim. Gerência de Projetos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

Martins, José Carlos Cordeiro. Gerenciando Projetos de Desenvolvimento de Software com PMI, RUP e UML. Rio de Janeiro: Brasport, 2004.

Motta, Carlos Pinto Coelho. Eficácia nas Licitações e Contratos. Belo Horizonte: Editora Del Rey, 2005.

Niebuhr, Joel de Menezes. Pregão Presencial e Eletrônico. Curitiba: Editora Zênite, 2006.

PMBOK. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos. 4ª Edição.

Santana, Jair Eduardo. Pregão Presencial e Eletrônico. Sistema de registro de preços. Manual de implantação, operacionalização e controle. Belo Horizonte: Editora Fórum, 2009.

Sotille, Mauro Afonso. Gerenciamento do Escopo em Projetos. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.

Downloads

Publicado

2013-12-28

Como Citar

Krammes, A. G. (2013). Gerenciamento do Escopo em Projetos Originados por Meio de Licitação. Revista De Gestão E Projetos, 4(3), 30–45. https://doi.org/10.5585/gep.v4i3.150

Edição

Seção

Artigos