É mais importante Comunicar do que Fazer: Como é Feita e Percebida a Comunicação nos Projetos segundo o Gerente de Projetos Brasileiro

Autores

  • Marcelo Almeida de Carvalho Silva IAG/PUC-Rio
  • Marcos Lopez Rego FGV/EBAPE
  • José Ernesto Mattoso Faillace Junior IAG/PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v6i2.225

Palavras-chave:

Comunicação em projetos, gerente de projetos, projetos brasileiros

Resumo

A nova configuração competitiva do mercado corporativo obriga as empresas a buscarem soluções inovadoras para sua própria sobrevivência. Nesse contexto ganha importância dentro das organizações o gerenciamento de projetos, uma vez que qualquer mudança substancial ou incremental em uma organização seja lançamento de produtos, reestruturações, fusões ou aquisições se dá por meio de projetos. Contudo, para o sucesso de um projeto, é importante que haja uma comunicação eficaz. Entenda-se por comunicação qualquer tipo de transmissão de informações. Neste sentido, torna-se fundamental compreender como funcionam as comunicações nos projetos brasileiros e como essas comunicações são percebidas pelo gerente de projetos brasileiro. O presente trabalho buscou compreender como o é feita a comunicação nos projetos brasileiros e como o gerente de projetos percebe essa área do conhecimento. Os resultados foram apontam a visão estratégica, a visão processual, os objetivos do gerente com a comunicação, a aderência aos guias de boas práticas, as barreiras e o que ainda não é feito no gerenciamento das comunicações.

Biografias Autor

Marcelo Almeida de Carvalho Silva, IAG/PUC-Rio

Doutorando em Administração de Empresas pela PUC-Rio; Mestre em Administração de Empresas pelo IAG/PUC-Rio; Bacharel em Administração de Empresas pelo IAG/PUC-Rio.

Marcos Lopez Rego, FGV/EBAPE

Doutor em Administração de Empresas pela PUC-Rio; Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio; Engenheiro Eletrônico pela UGF. Professor da EBAPE/FGV; Coordenador Acadêmico do MBA em Gerenciamento de Projetos do IAG/PUC-Rio

José Ernesto Mattoso Faillace Junior, IAG/PUC-Rio

Bacharel em Administração de Empresas (IAG/PUC-Rio), atua em planejamento estratégico e projetos na Odebrecht, anteriormente na trabalhava na VALE.

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Publicado

2015-08-29

Como Citar

Silva, M. A. de C., Rego, M. L., & Faillace Junior, J. E. M. (2015). É mais importante Comunicar do que Fazer: Como é Feita e Percebida a Comunicação nos Projetos segundo o Gerente de Projetos Brasileiro. Revista De Gestão E Projetos, 6(2), 16–26. https://doi.org/10.5585/gep.v6i2.225

Edição

Secção

Artigos