Revenue Management e Yield Management: precificação diferencial no turismo e desafios da percepção de justiça
DOI:
https://doi.org/10.5585/podium.v9i1.11318Palavras-chave:
Marketing turístico, Precificação diferencial, Percepção de justiça em preços, Revenue Management, Yield ManagementResumo
Objetivo do estudo: O objetivo do presente trabalho é traçar um histórico e um panorama dos métodos de precificação diferencial usados em negócios do turismo, refletindo sobre a percepção de injustiça desses métodos por parte dos consumidores.
Metodologia/abordagem: Levantamento sistemático da literatura sobre precificação diferencial no turismo e percepção de justiça em preços.
Originalidade/Relevância: Apesar da relevância e atualidade dos preços diferenciais e percepção de justiça no turismo e na economia comportamental, poucas pesquisas se dedicaram a estudar o assunto do ponto de vista do consumidor em comparação com a grande quantidade de pesquisas em estratégia de preços com base na abordagem gerencial, sobretudo no Brasil.
Principais resultados: Os resultados do levantamento bibliográfico indicam existir uma possível tensão entre os argumentos econômicos das empresas para adoção de métodos de precificação diferenciais - como Yield Management e Revenue Management - e as reações potenciais dos consumidores a tais preços, o que torna a percepção de justiça um tema bastante relevante a ser considerado em pesquisas e nas práticas do setor.
Contribuições teóricas/metodológicas: O levantamento sistemático da precificação diferencial no turismo contribui para um panorama atual sobre o tema, assim como para identificação de gaps e possibilidades para pesquisas futuras.
Contribuições sociais / para a gestão: É recomendado que gerentes do turismo estejam atentos e incluam em seus metodos de precificação a visão do turista tanto para o preço final, quanto para os procedimentos e as políticas de se chegar a esse preço, visto que nem sempre os métodos e preços diferenciais podem ser considerados justos.
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