Revenue Management e Yield Management: precificação diferencial no turismo e desafios da percepção de justiça

Autores

  • Flavio Andrew do Nascimento Santos Doutorando em turismo no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (UL) e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE). https://orcid.org/0000-0003-3771-4579
  • Marcelo de Oliveira Nunes Professor Assistente do curso de bacharelado em Hotelaria da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Verônica Feder Mayer Professora do programa de Pós-Graduação em Turismo da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF). https://orcid.org/0000-0002-7543-5215

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v9i1.11318

Palavras-chave:

Marketing turístico, Precificação diferencial, Percepção de justiça em preços, Revenue Management, Yield Management

Resumo

Objetivo do estudo: O objetivo do presente trabalho é traçar um histórico e um panorama dos métodos de precificação diferencial usados em negócios do turismo, refletindo sobre a percepção de injustiça desses métodos por parte dos consumidores.

Metodologia/abordagem: Levantamento sistemático da literatura sobre precificação diferencial no turismo e percepção de justiça em preços.

Originalidade/Relevância: Apesar da relevância e atualidade dos preços diferenciais e percepção de justiça no turismo e na economia comportamental, poucas pesquisas se dedicaram a estudar o assunto do ponto de vista do consumidor em comparação com a grande quantidade de pesquisas em estratégia de preços com base na abordagem gerencial, sobretudo no Brasil.

Principais resultados: Os resultados do levantamento bibliográfico indicam existir uma possível tensão entre os argumentos econômicos das empresas para adoção de métodos de precificação diferenciais - como Yield Management e Revenue Management - e as reações potenciais dos consumidores a tais preços, o que torna a percepção de justiça um tema bastante relevante a ser considerado em pesquisas e nas práticas do setor.

Contribuições teóricas/metodológicas: O levantamento sistemático da precificação diferencial no turismo contribui para um panorama atual sobre o tema, assim como para identificação de gaps e possibilidades para pesquisas futuras.

Contribuições sociais / para a gestão: É recomendado que gerentes do turismo estejam atentos e incluam em seus metodos de precificação a visão do turista tanto para o preço final, quanto para os procedimentos e as políticas de se chegar a esse preço, visto que nem sempre os métodos e preços diferenciais podem ser considerados justos.

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Biografia do Autor

Flavio Andrew do Nascimento Santos, Doutorando em turismo no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (UL) e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE).

Doutorando em Turismo pela Universidade de Lisboa e Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE). Mestre em Turismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Marcelo de Oliveira Nunes, Professor Assistente do curso de bacharelado em Hotelaria da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduação em Turismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Verônica Feder Mayer, Professora do programa de Pós-Graduação em Turismo da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Publicado

19.06.2020

Como Citar

Santos, F. A. do N., Nunes, M. de O., & Mayer, V. F. (2020). Revenue Management e Yield Management: precificação diferencial no turismo e desafios da percepção de justiça. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 9(1), 141–153. https://doi.org/10.5585/podium.v9i1.11318

Edição

Seção

Artigos