Satisfação e engajamento de visitantes à festivais: análise empírica de uma Oktoberfest

Camila Belli Kraus, Thamires Foletto Fiuza, Fabricia Durieux Zucco, Cynthia Morgana Boos de Quadros

Resumo


Objetivo do estudo: Analisar a relação entre a satisfação e o engajamento online dos visitantes da 34ª Oktoberfest de Blumenau, Santa Catarina, Brasil, realizada no ano de 2017.

Metodologia/abordagem: Realizou-se uma pesquisa exploratória, documental e descritiva, com abordagem quantitativa, por meio de um levantamento survey com questionário, aplicado durante o mês de outubro de 2017 na Oktoberfest Blumenau, o qual resultou em 215 questionários válidos.

Originalidade/Relevância: O uso de festivais como promotores do turismo em destinos vem sendo massivamente utilizado, porém, com seu crescimento, percebeu-se a necessidade de encontrar estratégias para manter o visitante satisfeito e engajado com a sua realização, buscando assim, a manutenção de sua atratividade e intenção de revisitar tal evento. A Oktoberfest é o principal festival cultural alemão realizado em todo o país, e Blumenau possui a maior edição do Brasil em número de público. Assim, evidencia-se a necessidade de avaliar como o visitante está percebendo a realização do festival e o quanto sente-se engajado com este, buscando a manutenção da qualidade e valorização da cultura típica alemã demonstrada através da Oktoberfest.

Principais resultados: Entre os principais achados, destaca-se que as mulheres ficaram mais satisfeitas com a dimensão Tangibilidade, enquanto os homens com a dimensão Empatia. Foi possível identificar ainda, que a satisfação do visitante não tem relação com o engajamento online.

Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo contribui com a literatura acadêmica através do avanço em pesquisas relacionadas a festivais e engajamento, principalmente através do uso da Oktoberfest como objeto de estudo. Tal festival vem sendo utilizado como produto turístico em todo o mundo, porém, pesquisas que identifiquem como este vem se desenvolvendo e se de fato vem representando a cultura de forma satisfatória ainda não alcançaram um espaço significativo no meio acadêmico.

Contribuições sociais / para a gestão: Os resultados aqui apresentados fornecem importantes resultados para a gestão e marketing não apenas da Oktoberfest de Blumenau, mas também para os demais eventos culturais, onde evidenciam que existem diferenças significativas em relação aos fatores pessoais e a sua percepção de engajamento e satisfação.

 


Palavras-chave


Festivais; Engajamento; Satisfação; Oktoberfest.

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DOI: https://doi.org/10.5585/podium.v9i2.14683

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