Redes de colaboração científica e análise de políticas públicas desportivas locais no Brasil e em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v9i4.16461

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Desporto, Agenda de Pesquisa, Produção Acadêmica

Resumo

Objetivo do estudo: O presente trabalho buscou identificar os pesquisadores e os padrões de colaboração na produção científica associada à participação do poder local na oferta de políticas públicas de desporto no Brasil e em Portugal.

Metodologia/abordagem: O procedimento metodológico envolveu revisão sistemática e análise bibliométrica da produção dos pesquisadores. Por último, analisamos as relações entre os atores e as redes de colaboração. Para localização dos trabalhos, utilizamos o Portal Periódicos Capes, que disponibiliza diferentes bases de dados com textos publicados pelos principais editores do mundo, distribuídos em todas as áreas do conhecimento. As redes de colaboração foram observadas via coautorias.

Originalidade/relevância: O poder local no Brasil e em Portugal tem promovido importantes políticas públicas desportivas. No entanto, a análise desta produção, principalmente de forma comparativa entre os dois países, ainda não foi realizada.

Principais resultados: É perceptível o esforço na consolidação da agenda através do aumento do trabalho ao longo do tempo, dos grupos de pesquisadas envolvidos e do número de parcerias interinstitucionais e internacionais. No entanto, a existência de betweenness centrality dificulta a consolidação dessa agenda de pesquisa.

Contribuições teóricas/metodológicas: Promove a discussão da relação entre a produção científica na área de políticas públicas municipais no Brasil e em Portugal e a construção de redes de colaboração.

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Publicado

21.12.2020

Como Citar

Santos, E. S. dos, & Carvalho, M. J. (2020). Redes de colaboração científica e análise de políticas públicas desportivas locais no Brasil e em Portugal. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 9(4), 28–45. https://doi.org/10.5585/podium.v9i4.16461

Edição

Seção

Planejamento, Redes e Aspectos do Marketing no Esporte, Turismo e Hospitalidade