O que nos falta? Marketing de destino turístico e hospitalidade em um destino cultural brasileiro sob a perspectiva dos stakeholders

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v10i2.17014

Palavras-chave:

Stakeholders, Marketing de Destino e Branding, Organizações de Marketing de Destino, Hospitalidade, Turismo Cultural

Resumo

Objetivo do estudo: o objetivo deste estudo é compreender as atividades de promoção de marketing e o perfil do turista de um destino cultural na perspectiva dos stakeholders.

Metodologia/Abordagem: por meio de uma abordagem mista, foram realizadas entrevistas em profundidade, em 2013 e 2019, com os stakeholders do município de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Para se entender o perfil socioeconômico dos turistas, aplicou-se um survey a 396 turistas locais.

Originalidade/Relevância: o argumento central é que, embora o destino tenha atrativos renomeados, os stakeholders precisam de trabalhar juntos para inovar, fornecendo novas experiências para excursionistas e viajantes internacionais, sem esquecer a população local. Além disso, investigar o repertório de seus stakeholders pode trazer insights sobre como o trade poderia surpreender os turistas, desenvolvendo também programas de hospitalidade.

Principais resultados: os resultados mostram que existem pelo menos quatro tipos de turistas em Ouro Preto, os turistas histórico-culturais, os turistas de repúblicas, os visitantes regionais e os turistas internacionais, que não foram devidamente contemplados pelas organizações de marketing de destino, como restaurantes, hotéis, agências de viagem e governo. As principais conclusões do estudo podem ser agrupadas em 5 áreas: i) atividades de promoção de marketing, ii) novas tecnologias, iii) plano de marketing e branding, iv) desenvolvimento de produtos e, v) problemas novos e resolvidos.

Contribuições teóricas/metodológicas: a principal contribuição é a análise longitudinal do destino, ainda incipiente nas pesquisas em turismo, mas que pode ajudar a compreender as mudanças no destino ao longo do tempo. Também são apontadas possíveis formas de promover destinos internacionalmente, não apenas Ouro Preto, mas também outros destinos brasileiros similares.

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Biografia do Autor

Mariana de Freitas Coelho, Federal University of Viçosa, Minas Gerais, Brazil

Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais

Profa. do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa

Elizabeth Kyoko Wada, Universidade Anhembi Morumbi, SP, Brazil

As of March 2007, I started a new professional path both in the contract format and type of activities. After acting as an executive in the lodging industry for more than 25 years, I faced the new experience as a consultant in a TMC, plus the return to the wonderful activity at the university. The combination of both allowed me to dedicate time to learn a lot about distribution, coordinate interesting researches, have refreshed thoughts and support the strategic planning, without the day-by-day obligations of reports and meetings. The usage of time and energy is more productive and the personal rewards are great!

Ana Cláudia Azevedo, Federal University of Viçosa, Minas Gerais, Brazil

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da FEA - USP, com estágio doutoral realizado no Dipartimento di Scienze Aziendali da Università di Bologna, Itália. Mestre em Administração pela Universidade Fumec, especialista em Gestão Contábil pela Faculdade Faced e bacharel em Administração pela Faculdade de Nova Serrana. É Professora Adjunto A do quadro permanente da Universidade Federal de Viçosa - UFV, lotada no Departamento de Administração e Contabilidade - DAD.

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Publicado

18.05.2021

Como Citar

Coelho, M. de F., Wada, E. K., & Azevedo, A. C. (2021). O que nos falta? Marketing de destino turístico e hospitalidade em um destino cultural brasileiro sob a perspectiva dos stakeholders. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 10(2), 191–215. https://doi.org/10.5585/podium.v10i2.17014

Edição

Seção

Artigos